Imprensa

EUA: Autoridades na Califórnia anunciam pulverizações aéreas contra a febre do Nilo

/ /

   O Distrito de Controle de Vetores dos condados de Sacramento e Yolo, na Califórnia, vai realizar operações aéreas contra mosquitos nas próximas segunda e terça-feira (23 e 24) em Sacramento. Os trabalhos vão cobrir uma área de 16,5 mil hectares sobre as cidades de Elk Grove e Pocket e vão ocorrer entre as 20 horas e a meia-noite, nos dois dias. As operações serão adiadas em caso de mau tempo e os moradores podem acompanhar o calendário pela página Fight the bite (luta contra a picada), do Controle de Vetores – clique AQUI para conferir.

   A medida é uma resposta à confirmação da presença do vírus da febre do Nilo na região, onde testes em 67 pássaros deram positivo para a doença – como os mosquitos picam também as aves, elas servem de alerta antecipado sobre o avanço o vírus. A Califórnia registrou nove casos da doença e humanos, mas a preocupação das autoridades aumentou depois da confirmação de uma morte no estado da Carolina do Norte.

   A febre do Nilo é transmitida pelo mosquito comum (culex). A maioria das pessoas que contrai o vírus do Nilo normalmente não apresenta sintomas, mas em cerca de 20% dos casos os doentes têm febres, dores de cabeça e pelo corpo, vômitos e diarreia. Em 1% dos casos, a doença evolui para uma meningite ou encefalite, onde pode ser fatal. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), até o último dia 10 haviam sido detectados 14 casos da doença em todo o país, mas até então nenhum havia sido fatal.  

   Como é comum nos Estados Unidos, em casos como esse as autoridades de saúde intensificam as medidas contra vetores antes que a situação se transforme em epidemia. As pulverizações terrestres já vinham ocorrendo na região, com os aviões atuando rotineiramente nos focos de insetos em áreas agrícolas. Porém, os aviões serão deslocados nos dois dias para o reforço das operações urbanas.

Veja AQUI a reportagem sobre o assunto no canal de tevê loca KCRA 3