Imprensa

EUA: Vídeo de combate aéreo a incêndio no Colorado

/ /

   Um vídeo divulgado nessa quinta-feira (31) pelo portal Fire Aviation mostra a aproximação (em coordenação com a equipe em terra) e ataque com retardante feito pelo piloto Jim Watson contra um foco de incêndio no Horse Park, no Colorado. A área está queimando desde a última semana e teve mais de 600 hectares consumidos pelas chamas. Apesar de ainda não ser considerado um incêndio grande (para os padrões das temporadas de incêndios nos EUA), os focos são bastante agressivos.

   Tanto que uma equipe em terra teve que fazia o combate em uma parte alta do parque teve que fazer uma retirada estratégica para uma área de segurança. E pelo menos uma viatura de comando foi perdida nas chamas, depois de ficar presa durante um retorno e ter que ser abandonada às pressas por seus ocupantes.

PILOTO
   Em sua 13ª temporada de incêndios, Jim Watson pilota uma aeronave AT-802 A, da empresa GB Aerial Applications Inc, do Texas, contratada para as operações contra chamas. O parque fica a 24 quilômetros a sudoeste de Norwood e a 64 quilômetros da cidade de Telluride.

Foto de capa: Portal fireaviation.com