Eventos em Brasília vão marcar os 70 anos da aviação agrícola brasileira

Os 70 anos da aviação agrícola brasileira serão comemorados com dois eventos em Brasília, no final de junho. No dia 27, o Sindag participará da reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), na sede da entidade, no Lago Sul da capital federal. Já no dia seguinte será a vez do Workshop sobre Aviação Agrícola, que vai ocorrer durante todo o dia, no hotel Mercure Brasília Líder.

Na FPA, a programação terá uma apresentação sobre a história do setor aeroagrícola, seus desafios e sua importância para o País. A Frente da Agropecuária abrange 222 deputados e 24 senadores. A aproximação do sindicato aeroagrícola com a entidade foi viabilizada pelo deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) e oficializada com seu presidente, o deputado Nilson Leitão (PSDB/MT).

Entre os parlamentares da FPA que já apoiam frenquentemente o setor aeroagrícola estão também os senadores Ana Amélia (PP/RS) e Ronaldo Caiado (DEM/GO) e os deputados Luis Carlos Heinze (PP/RS), Jerônimo Goergen (PP/RS) e Alceu Moreira (PMDB/RS).

WORKSHOP

O workshop no hotel Mercure, no dia 28, também terá a participação de parlamentares, além de autoridades de diversos órgãos, como Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Saúde e do Meio Ambiente. Isso sem contar a presença de pesquisadores da Embrapa, e representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e outras.

Entre os palestrantes e participantes de mesas redondas, estarão entidades como o Ibama, associações de produtores de algodão (Abrapa), de soja (Aprosoja) e cana-de-açúcar (Única), além do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS). O evento conta ainda com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Bayer e patrocínio da Syngenta.

As comemorações dos 70 anos da aviação agrícola na capital federal ocorrerão oito semanas antes da data nacional do setor, que é 19 de agosto – dia da primeira operação aeroagrícola no Brasil, em 1947, em Pelotas/RS. Isso porque no mês de aniversário o tema estará dentro do Congresso Sindag Mercosul e Latino-Americano, em Canela/RS.