Imprensa

Eventos em Brasília vão marcar os 70 anos da aviação agrícola brasileira

/ /

Os 70 anos da aviação agrícola brasileira serão comemorados com dois eventos em Brasília, no final de junho. No dia 27, o Sindag participará da reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), na sede da entidade, no Lago Sul da capital federal. Já no dia seguinte será a vez do Workshop sobre Aviação Agrícola, que vai ocorrer durante todo o dia, no hotel Mercure Brasília Líder.

Na FPA, a programação terá uma apresentação sobre a história do setor aeroagrícola, seus desafios e sua importância para o País. A Frente da Agropecuária abrange 222 deputados e 24 senadores. A aproximação do sindicato aeroagrícola com a entidade foi viabilizada pelo deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) e oficializada com seu presidente, o deputado Nilson Leitão (PSDB/MT).

Entre os parlamentares da FPA que já apoiam frenquentemente o setor aeroagrícola estão também os senadores Ana Amélia (PP/RS) e Ronaldo Caiado (DEM/GO) e os deputados Luis Carlos Heinze (PP/RS), Jerônimo Goergen (PP/RS) e Alceu Moreira (PMDB/RS).

WORKSHOP

O workshop no hotel Mercure, no dia 28, também terá a participação de parlamentares, além de autoridades de diversos órgãos, como Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Saúde e do Meio Ambiente. Isso sem contar a presença de pesquisadores da Embrapa, e representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e outras.

Entre os palestrantes e participantes de mesas redondas, estarão entidades como o Ibama, associações de produtores de algodão (Abrapa), de soja (Aprosoja) e cana-de-açúcar (Única), além do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS). O evento conta ainda com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Bayer e patrocínio da Syngenta.

As comemorações dos 70 anos da aviação agrícola na capital federal ocorrerão oito semanas antes da data nacional do setor, que é 19 de agosto – dia da primeira operação aeroagrícola no Brasil, em 1947, em Pelotas/RS. Isso porque no mês de aniversário o tema estará dentro do Congresso Sindag Mercosul e Latino-Americano, em Canela/RS.