Expointer: Sindag participa de lançamento da abertura da safra do arroz e de debate sobre defensivos

O Sindag participou nessa segunda-feira (26) de dois eventos importantes para o setor, dentro da programação da 42ª Expointer, em Esteio/RS. O primeiro deles foi o lançamento oficial da 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, com um almoço no espaço do Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Já o segundo, logo em seguida, foi o Workshop sobre mercado ilegal de defensivos agrícolas, na Casa da Assembleia Legislativa, também dentro do Parque de Exposições Assis Brasil. Em ambos o sindicato aeroagrícola foi representado pela coordenadora de Eventos, Marília Güenter.

O lançamento da Abertura Oficial do Arroz (marcada para fevereiro) teve a presença do governador gaúcho Eduardo Leite e o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, ressaltou que o setor tem a segunda maior produtividade do mundo, atrás dos Estados Unidos. Um vídeo apresentado pela Federarroz destacou ainda que 70% do arroz produzido no país é gaúcho. A atividade é responsável por 3% do ICMS gerado no Rio Grande do Sul. Dos 527 municípios gaúchos, 140 têm no arroz a principal atividade econômica. Além disso, a cultura gera 20 mil empregos no Estado.

Evento no Irga reuniu governador, deputados e representantes de diversas entidades do setor produtivo – Foto: Sérgio Pereira/Irga

Marília entregou a Velho um ofício expressando apoio do Sindag ao evento e enfatizando a importância do arroz para a segurança alimentar do Brasil e para o próprio setor da aviação agrícola. Isso desde os primeiros voos do setor no Brasil, há 72 anos – não por acaso, na região de Pelotas, onde a Abertura da Safra ocorrerá de 12 a 14 de fevereiro de 2020. A representante do Sindag também conversou rapidamente com o governador Leite, destacando a importância da aviação agrícola para o Estado.

Marília entregou a velho o ofício de apoio do Sindag ao evento do setor arrozeiro

Também participaram da abertura do 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira (PMDB/RS), o presidente do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Guinter Frantz, o senador Luiz Carlos Henze (PP/RS), o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, e o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, entre outras autoridades.

DEFENSIVOS

Já o debate sobre o mercado de defensivos ilegais foi promovido pela Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários (FPCCA), em parceria com o Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). A abertura ficou a cargo do presidente da FPCCA, deputado Sérgio Turra (PP), e a programação abrangeu um panorama sobre estatísticas nacionais e ações contra o contrabando de defensivos no Estado.

A apresentações abordaram também os impactos dos defensivos ilegais na economia e para a segurança, além de dicas de como identificar um produto ilegal. Os participantes ainda debateram a elaboração de um plano de ação integrada entre as entidades presentes.

Evento organizado pelo deputado Sérgio Turra reuniu representantes de diversas entidades do setor produtivo

A 42ª Expointer vai até o próximo domingo (dia 1º) e o Sindag estará nessa sexta (30) na Casa do Alegrete. Além de recebera associados e autoridade durante todo o dia, o sindicato também estará mais uma vez apresentando ao público da feira o projeto Aviação Agrícola 360º. Onde, através de óculos de realidade virtual, o visitante consegue ter a sensação de estar dentro de uma operação aeroagrícola.