Fabricante de aviões agrícolas dos EUA prepara nova planta industrial

A fabricante de aviões agrícolas Weatherly Aircraft Company recebeu em dezembro sinal verde das Comissões da cidade de Newton e do Condado de Harvey, no Estado norte-americano do Kansas, para instalar uma nova unidade no Aeroporto de Newton. A notícia saiu ontem no jornal The Kansan. A empresa, que tem sede em McClellan, Califórnia, deve ocupar um hangar de 8 mil metros quadrados com uma linha de produção do seu modelo 620-B. A instalação começa em fevereiro e a produção local deve iniciar em março.

O 620-B é um avião equipado com motor radial Pratt & Whitney R-985, com hopper de 1,3 mil litros e wing let invertidos nas asas. Já a Weatherly Aircraft é uma empresa que começou nos anos 60, fundada por John C. Weatherly. A empresa começou convertendo o treinador Fairchild M-62 (da época da 2ª Guerra Mundial) no avião agrícola Weatherly WM-62C, movido por um motor radial Wright W-670 ou Pratt. & Whitney R-985. Depois, vieram os modelos 201 e, em 1979, o 620.

O 620 B foi certificado em 1992, em 1997, a fábrica lançou o turboélice 620-TGB, com turbina Pratt & Whitney PT6A-11AG. Mais de 200 aparelhos da família 620 foram vendidos em 13 países. No caso do modelo turboélice, os aparelhos foram vendidos nos Estados Unidos e Argentina. Em 2005, a empresa chegou a anunciar a intenção de participar de feiras do setor na América do Sul no Brasil, Argentina e Uruguai, como faz nos Estados Unidos e no Canadá.