Fearca firma carta de intenções para compra de 10 aviões PA-25 Puelche

A Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca) entregou ontem (dia 11) à Fábrica Argentina de Aviões Brigadeiro San Martin (Fadea), uma carta de intenções para a compra de 10 aviões PA-25 Puelche II. A compra deverá ser feita pelos operadores, através de planos de financiamento específicos para empresas associadas da Fearca. Segundo a federação aeroagrícola argentina, a ideia é incentivar a substituição cerca de 400 aviões comuns adaptados para o trabalho aeroagrícola que ainda operam no país. Isso além de incentivar a indústria nacional, conforme o presidente da Fearca, César Antonietti.

O presidente da Fearca, César Antonietti, e o presidente honorário da Federação, Orlando Martínez, junto com o presidente da Câmara Agroaérea de Córdoba, Diego Martínez, visitaram a fábrica em Córdoba. Eles foram recebidos pelo presidente da Fadea, Ercole Felippa, pelo vice, Fernando Sibilla, pelo gerente geral Juan Carlos Dewez, e pelo encarregado do Projeto Puelche, Eduardo Ruiz (foto abaixo).

PAWNEE ARGENTINO

O Puelche é, na verdade, a versão argentina do PA-25 Pawnee, na norte-americana Piper. Em 1998, os direitos sobre o projeto da aeronave foram adquiridos pela empresa Latino Americana de Aviación S/A (Laviasa), situada na província de Mendoza. A empresa argentina fez algumas melhorias na capacidade de combustível, do hopper e na pontas das asas – além de ter criado uma versão biplace, para treinamento.

A Laviasa, por sua vez já exportou o Puelche para países como Brasil, Bolívia e Venezuela. A parceria com a Fadea veio para melhorar a capacidade da linha de produção e facilitar também a assistência aos clientes.

Veja mais clicando AQUI