Colunistas

Francisco Sérgio Turra

Formado em Comunicação Social pela PUC/RS e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Passo Fundo/RS, atualmente é Presidente Executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, vice-presidente da Associação Latino-americana de Avicultura – ALA, Presidente do Conselho Empresarial Brasil-Rússia e Diretor da Divisão de Produtos de Origem Animal do Departamento de Agronegócios da FIESP.

Deputado Emérito, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, empossado como membro da Academia Nacional de Agricultura da Sociedade Nacional de Agricultura.

Recentemente, recebeu Prêmio Personalidade do Agronegócio Ney Bittencourt de Araújo 2017, um dos maiores reconhecimentos do setor nacional, pelas contribuições ao longo da sua vida profissional e de homem público em prol do agronegócio brasileiro. Também recebeu a Medalha Mérito Apolônio Sales, concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF).

Recebeu ainda o Prêmio Carne Forte, na EXPOMEAT, ao ser eleito uma das dez personalidades mais atuantes na defesa e na divulgação da proteína animal brasileira. O reconhecimento é referente às ações realizadas pela associação após a deflagração da Operação Carne Fraca, em março deste ano.

2014 em diante: Presidente Executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal / Vice-presidente da Associação Latinoamericana de Avicultura / Presidente do Conselho Empresarial Brasil-Rússia

2010–2014 – Presidente Executivo da União Brasileira de Avicultura UBABEF

2008–2009 – Presidente Executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos

2005–2007 – Vice-Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, eleito membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP/SP