Ibravag lança a revista Aviação Agrícola

Confira abaixo a versão eletrônica a publicação

O setor aeroagrícola brasileiro ganhou a partir deste mês uma nova publicação trimestral. A revista Aviação Agrícola foi lançada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (Ibravag) e apresentada no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, ocorrido em Maringá/PR. Trata-se da única publicação brasileira de abrangência nacional voltada especificamente para a cadeia em torno de aviões, helicópteros e drones que operam no trato de lavouras, combate a incêndios florestais e outras atividades de um dos setores mais intensos e tecnicamente exigidos da aviação.

O Brasil tem uma das melhores e a segunda maior frota aeroagrícola do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos – são cerca de 2,1 mil aeronaves e o setor no País completa 71 anos no próximo domingo (dia 19). Além de mostrar todo esse potencial, a revista chega também com a missão de, ao mesmo tempo, levar informações técnicas e de mercado para o público diretamente ligado ao setor (empresários, fornecedores, pilotos, técnicos e agrônomos) e mostrar a importância e segurança da atividade para autoridades, lideranças e formadores de opinião.

CONTEÚDO

A primeira edição tem a apresentação do próprio Ibravag, que está surgindo com a missão de levar a articulação do setor a um novo patamar – abrangendo todas as categorias profissionais, entidades, pesquisadores, autoridades, enfim, pessoas físicas ou jurídicas que tenham relação ou valorizem o setor aeroagricola. O Instituto tem ainda como meta concentrar ações culturais e educativas, preservando a memória do setor e promovendo o seu aperfeiçoamento, incentivando ainda pesquisas e parcerias institucionais ou governamentais.

Entre os destaques estão também uma entrevista com o ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Abramilho, Alisson Paolinelly – que nos anos 70 foi diretamente responsável por fazer a Embrapa sair do papel, provocando o salto de tecnologia que tornou o País a potência mundial no agronegócio. O número de estreia tem ainda reportagens sobre o mercado de aviões agrícolas, o trabalho do setor para facilitar o entendimento e cumprimento das (inúmeras) regras da atividade e ainda uma pesquisa sobre segurança em pulverizações aéreas e terrestres.

Os textos e edição são dos jornalistas Castor Becker Júnior (que coordena o trabalho) e Jane Catarina de Oliveira, além de fotos de Graziele Dietrich. O projeto gráfico, ilustrações e diagramação são de Beto Soares (Estúdio Boom). A revista tem distribuição gratuita – contatos pelo (51) 3237-7961 ou e-mail ibravag@ibravag.org.br – e tem ainda a versão virtual paper no Issuu – veja abaixo: