Indonésia: Aviões agrícolas transportam combustível a cidade atingida por tsunami

Aviões agrícolas Air Tractor modelo AT-802 estão sendo importantes nas operações de emergência após o terremoto seguido de tsunami que varreu a cidade de Palu, na ilha de Célebes, na Indonésia. As aeronaves, pertencentes à empresa Pelita Air Service, estão encarregadas da entrega de combustível à área atingida, em um esforço que conta também com aviões Hércules e outras aeronaves que estão levando suprimentos médicos e alimentos para o local.

Célebes foi atingida no dia 28 de setembro por um tsunami de pois de um terremoto de 7,4 graus na escala Richter seguido de outros dois abalos. Pelo menos 5 mil pessoas ainda estão desaparecidas e o número de mortos chega perto de 2 mil. Em torno de 175 mil pessoas continuam desabrigadas e as autoridades anunciaram que encerram nesta quinta (11) as buscas por desaparecidos.

Os três AT-802 da Pelita são especialmente convertidos para o transporte de combustível, já que a empresa normalmente atende a um programa do governo local para levar combustível a locais remotos. Serviço essencial na Indonésia, que é formada por mais de 17 mil ilhas (o país é o maior arquipélago do mundo). A Pelita também atua no transporte de cargas e passageiros, entre outros serviços.

Os Air Tractors estão sendo importantes no apoio à cidade devastada Foto: Benny Cairns

Empresa usa os Air Tractors para levar combustíveis a áreas remotas Foto: Benny Cairns