Imprensa

Momento Aeroagrícola: Bombeiros e aviação agrícola

/ /

O uso de aviões agrícolas no combate a incêndios florestais, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil é o tema da fala do comandante do 13º Grupamento de Bombeiros da cidade de São José do Rio Preto/SP, Rodrigo Thadeu de Araújo. Ele foi um dos palestrantes do Congresso Sindag Mercosul e Latino Americano de Aviação Agrícola, ocorrido no início deste mês em Canela/RS.

Major Rodrigo explicou a estratégia adotada no Estado (inspirada no modelo da Califórnia, nos Estados Unidos) e abordou também o treinamento em conjunto envolvendo os operadores aeroagrícolas e os bombeiros. Ele enfatizou que, graças à sua velocidade e capacidade de carga, eles são essenciais no combate direto ou retardando o avanço das chamas, sempre em apoio aos bombeiros em terra.

Além da eficiência em campo, guarnecendo áreas de preservação e protegendo a natureza e as pessoas em outros pontos do interior, a presença do avião também protege quem mora na cidade. Por exemplo, garantindo que a população urbana não fique desguarnecida devido à necessidade de deslocamento de grandes efetivos por períodos longos de tempo.

Clique AQUI para ver o vídeo