MGSO e linha de transmissão seguem na pauta da CNPAAA

O secretário-executivo do Sindag, Júnior Oliveira, representou a entidade na reunião da Comissão Nacional de Prevenção de Acidentes na Aviação Agrícola (CNPAAA) do Cenipa, ocorrida na última semana, em Canoas/RS. O encontro foi na sede do Seripa V e abordou novamente o debate sobre a prevenção e acidentes envolvendo linhas de transmissão de energia elétrica e a necessidades de mudanças nas regras de elaboração do Manual de Gerenciamento de Segurança Operacional (MGSO), para que possa levar em conta as rotinas da aviação agrícola.

O encontro teve a presença do chefe do Seripa V, tenente-coronel aviador Leonardo Pinheiro de Oliveira e do manutenção Milton Cardoso de Lima, também do Seripa V

No caso das linhas de transmissão, o grupo espera elaborar um mapa com a localização geográfica de todas as redes. Para isso, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que integra a Comissão, está fazendo um levantamento das informações disponíveis junto às companhias de energia. Quanto ao MGSO, o assunto voltou à pauta positiva entre o Sindag e a Anac, depois da reunião entre o presidente do sindicato aeroagrícola, Júlio Kämpf, e o diretor-presidente da Agência de Aviação Civil, José Ricardo Botelho.

O grupo também debateu aspectos de casos de acidentes ocorridos no último ano e discutiu formas de aprimorar a qualificação dos pilotos. Principalmente com a promoção de eventos de reciclagem dos profissionais com foco na segurança operacional. A CNPAAA terá seu próximo encontro em 22 de março. Antes disso, o Sindag participará do encontro da Comissão Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), também do Cenipa e da qual a comissão de aviação agrícola faz parte.