Ministério da Defesa certifica SkyDrones como Empresa Estratégia de Defesa (EED)

A empresa SkyDrones Tecnologia Aviônica, de Porto Alegre/RS, passou a ser considerada em fevereiro como Empresa Estratégica pelo Ministério da Defesa brasileiro. Com isso, a associada do Sidnag está apta tanto para contar com a estrutura das Forças Armadas quanto a receber incentivos governamentais para desenvolver suas tecnologias. A certificação também coloca a SkyDrones como possível parceira governamental em novos equipamentos, embora o foco principal esteja agora sobre o Zangão V, um de seus principais produtos.

Trata-se de um aparelho remoto multifunção, usado para mapeamento de áreas agrícolas, agrimensura, monitoramento ambiental, inspeção de redes de transmissão, cálculo de volumes em mineração e construção e até geração de mapas de intensidade de ventos para parques eólicos. Com apenas 1,6 metro de envergadura e 2,2 quilos de peso (podendo levar até 1,1 quilo de equipamentos), o Zangão V tem precisão de até 5 centímetros no modelo de elevação digital, pode cobrir uma área de 10 quilômetros quadrados em um único voo. E pode atuar automaticamente em áreas pré-programadas, sem intervenção do operador.

A EMPRESA

Fundada em 2008, a SkyDrones é especializada em soluções para o mercado de aparelhos não tripulados para diversos setores do mercado. Ela é também provavelmente a única empresa de drones no mundo associada a uma entidade aeroagrícola.. O que ocorre tanto pelo fato dela desenvolver aparelhos de monitoramento e de pulverização de lavouras – que, no entendimento tanto da empresa quanto do sindicato, são ferramentas possíveis de completar a frota dos próprios empresários aeroagrícolas – como para ajudar a desenvolver em conjunto e aprimorar a regulação e a inteiração entre aeronaves convencionais e aparelhos não tripulados.

A SkyDrones também tem parcerias com empresas da Alemanha, Coréia do Sul, Estados Unidos, Suíça e China, garantindo um intercâmbio de tecnologias e constante atualização dos equipamentos e softwares disponibilizados no mercado. Além disso, recentemente firmou parceria também com a empresa norte-americana AeroVironment, que é a maior fornecedora de drones militares do Departamento de Defesa dos Estados Unidos – no caso, para testes no Brasil de um drone para uso agrícola (o primeiro de uso civil da empresa estrangeira).

Recentemente, a SkyDrones foi notícia nacional pelo desenvolvimento de um sistema para resgates aquáticos (com lançamento de boia auto inflável), instalado gratuitamente em aparelhos do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul e da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.