NAAA lança nova pesquisa para dimensionar a aviação agrícola nos EUA

A Associação Nacional de Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA, na sigla em inglês) iniciou neste mês uma pesquisa sobre a atual realidade do setor aeroagrícola norte-americano. A pesquisa foi feita pela última vez em 2012 e a ideia é atualizar os dados sobre a atuação, importância e grau de profissionalismo dos pilotos e empresários. O questionário enviado a associados e não-sócios da NAAA abrange questões como áreas e culturas tratadas, número de aeronaves, técnicas de mitigação de deriva, presença de turbinas eólicas, torres ou linhas de alta tensão na área de atuação de cada profissional e equipamentos utilizados no avião, entre outras questões. As estatísticas gerais são divulgadas, mas as respostas individuais serão mantidas em sigilo.

Veja AQUI os resultados da pesquisa de 2012

Além de ter um raio-X atualizado do setor e poder planejar melhor as ações internas, de segurança e até de acompanhamento de projetos legislativos, as informações servem também para combater a superestimação de risco por parte de agências federais, como a Agência de Proteção Ambiental (EPA) – que, por exemplo, graças ao último levantamento aceitou definitivamente que todos as aeronaves agrícolas nos EUA são equipadas com DGPS.

Além disso, as agências governamentais costumam levar a sério as informações da NAAA. A tal ponto que graças ao programa de segurança operacional da entidade o setor aeroagrícola norte-americano não foi suspenso de voar por um longo período depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

BRASIL

Por aqui, o Sindag também enviou recentemente um questionário aos operadores aeroagrícolas, para conseguir estatísticas mais abrangentes e atuais sobre a aviação agrícola brasileira. Também para conseguir planejar de maneira mais precisa as ações de apoio ao setor e ter dados para atestar a importância, potencial e segurança do setor. O trabalho ocorre paralelamente aos levantamentos do consultor e ex-diretor do sindicato aeroagrícola Eduardo Cordeiro de Araújo, que anualmente realiza estudos sobre a frota aeroagrícola nacional.