Navegando no Mercado

Você já parou para pensar em que um barco não afunda com a água que está ao seu redor. Mas, sim, com a água que está dentro do barco?!!!

Com a afirmação acima é possível tirar algumas lições para a nossa vida pessoal, profissional e para a nossa empresa.

Não importa muito o que está acontecendo a sua volta, o importante é você não permitir que os acontecimentos ao seu redor invadam o teu interior e te coloque “para baixo”. Leve você e/ou sua empresa ao naufrágio.

Para cada tipo de água (pequenos rios, grandes rios, lagos, mares calmos, mares agitados, etc. ) há barco, equipamentos e dimensão da tripulação apropriados. Portanto, sua vida profissional (experiência, capacitação/cursos, disponibilidade de tempo, etc.) estão adequadas para enfrentar essas águas (mercado de trabalho)? Sua empresa está pronta para enfrentar as exigências desse mercado (clientes/concorrência)? Caso não esteja, se prepare.

Antes de sair a navegar é bom ter informações sobre o que você irá enfrentar ( mar calmo ou revolto, vento, chuva, etc.). Você tem informações de como está o mercado em que você atua? Caso negativo, informe-se mais e mais.

Nas pequenas embarcações e até mesmo nos grandes navios quando o mar está muito forte, é comum entrar um pouco d’agua no interior da nau. Umas tem o piso apropriado para a água escorrer para fora do barco, outras tem bombas para retirar a água e outras, mais simples, é com  o “baldinho” mesmo que se tira a água. O importante é retirar a água do barco. O acúmulo d’agua pode levar o barco a afundar. Na sua vida pessoal, profissional e na sua empresa, retire as coisas que o levam para baixo. Não deixe o seu “barco afundar”.

E, por fim, lembro que muitos barcos afundam, mesmo tendo marinheiros experientes. Neste sentido, o excesso de confiança pode levar a displicência com os requisitos de segurança e que poderá conduzir ao naufrágio. Na vida profissional e na empresa também é assim. Não confie demais na sua experiência, na sua história, na sua tradição, no sobrenome da sua família e negligencie na atualização constante, no acompanhamento da tecnologia, etc. É feio um marinheiro velho deixar o barco afundar. É feio um profissional experiente ficar desatualizado e “afundar” no mercado de trabalho. É feio uma empresa tradicional ter procedimentos arcaicos e utilizar tecnologias defasadas e a empresa quebrar – o barco afundar.

Portanto, as águas estão aí. Estão a nossa volta. Podem servir para  levar a lugares distantes. Nos levar a ter novas experiências. Ver novos horizontes. Mas, se formos descuidados, as mesmas águas podem afundar o nosso barco. A nossa vida profissional. A nossa empresa.

Marcone Hahan de Souza