O SINDAG integra o Pacto Global da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou em outubro de 2016 a inclusão do SINDAG no programa que abrange atualmente mais de 12 mil organizações em cerca de 100 países, O sindicato aeroagrícola brasileiro havia se inscrito no final de agosto e a aprovação veio da coordenação do Pacto Global, na sede da ONU, em Nova Iorque. Com isso, o SINDAG se comprometeu a realizar uma série de atividades para promover 10 princípios estabelecidos pelas ONU nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Conforme o presidente Júlio Augusto Kämpf. A iniciativa faz parte da estratégia do SINDAG para estreitar o diálogo com a sociedade e qualificar o setor, melhorando usa eficiência e segurança operacional e ambiental. “Apoiamos também o programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), que já abrange 60% das empresas aeroagrícolas, e temos ainda a parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), que está completando três anos da maior pesquisa até hoje feita no Brasil sobre pulverização de defensivos. Isso para citar alguns exemplos”, ressalta.

OS 10 PRINCÍPIOS DO PACTO GLOBAL

O Pacto Global abrange princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção:

Direitos Humanos

1 – As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e

2 – Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

Trabalho

3 – As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

4 – A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

5 – A abolição efetiva do trabalho infantil; e

6 – Eliminar a discriminação no emprego.

7 – As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

8 – Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e

9 – Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Contra a Corrupção

10 – As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Veja mais clicando AQUI

pacto-global