Participação positiva do Sindag na Convenção da NAAA nos Estados Unidos

Representando o segundo maior mercado aeroagrícola do mundo, sindicato brasileiro fez sucesso  com o projeto Aviação Agrícola 360°

Relevante e significativa. Assim o presidente do Sindag, Júlio Kämpf, resumiu a participação da entidade aeroagrícola na Convenção Anual da Associação Nacional e Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA, na sigla em inglês), ocorrida na última semana na cidade de Reno, Estado norte-americano de Nevada. Além de Kämpf, e do diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, a delegação brasileira teve ainda três empresas brasileiras – a paranaense Zanoni Equipamentos e as gaúchas Smart Composer e Travicar Tecnologia Agrícola. Além de acompanhar as apresentações e discussões do evento – sobre temas que foram desde pesquisas sobre aplicação aérea até políticas e estratégias de comunicação com autoridades e sociedade, o Sindag apresentou em seu estande o projeto Aviação Agrícola 360°, do instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (Ibravag).

A novidade acabou sendo um dos grandes atrativos este ano na mostra de tecnologias e equipamentos o evento (NAAA Ag Aviation Expo), entre os 150 expositores no Reno-Sparks Convention Center. Tanto que, além de diversos operadores, fornecedores e parceiros do mercado norte-americano, o Sindag recebeu em seu estande a visita em grupo de quatro ex-presidentes e um diretor da NAAA, sua coirmã norte-americana. Rod Thomas (presidente em 2007), Leif Isaacson (2014), Rick Boardman (2015), Dominique Youakim (2017) e Darrin Pluhar (diretor do programa de segurança da entidade) foram recebidos por Kämpf, pelo diretor Colle e pelo diretor da Smart Composer, Bruno Boris.

Colle e os ex-presidente da NAAA Rod Thomas, Dominique Youakim e Rick Boardman, junto com Kämpf, o ex-presidente Leif Isaacson e o diretor Darrin Pluhar (também NAAA) e Bruno Boris (Smart Composer)

APOIO

Além da visitação no espaço da aviação agrícola brasileira, a Ag Aviation Expo serviu para consolidar laços com as empresas norte-americanas que já confirmaram presença no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, no ano que vem, em Sertãozinho/SP. E também para convidar novos expositores para o evento promovido pelo Sindag, que vai ocorrer de 30 de julho a 1º de agosto. Aliás, entre as parcerias consolidadas, o presidente do Sindag teve um encontro especial, durante a feira da NAAA, com o presidente da fabricante texana de aviões agrícolas Air Tractor.

Kämpf entrega a Hirsch a proposta de ações do Sindag com apoio da Air Tractor

Kämpf entregou a Jim Hirsch um plano de ações do Sindag e do Ibravag para os próximos anos, pedindo apoio da empresa para iniciativas em defesa do setor aeroagrícola no Brasil. Foi, na verdade, a conversa de volta de uma tratativa iniciada em agosto, durante o congresso aeroagrícola realizado pelo Sindag em Maringá/PR, quando Hirsch já havia adiantado a disposição da Air Tractor em apoiar ações pró-aviação no Brasil.

Confira abaixo o vídeo com a avaliação de Kämpf sobre o evento: