Imprensa

Preservação de abelhas é tema de novo encontro em São Paulo

/ /

    O Sindag esteve na última semana em mais um encontro em São Paulo, com o deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) para definir ações para convivência entre produção rural e apicultura no Estado. O encontro foi dia 13, no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa paulista e teve a participação de representantes do Sindiveg, Unica, Apacame e Denfensoria Pública do Estado. As reuniões ocorrem desde o ano passado, quando as entidades e o deputado começaram a discutir estratégias para não prejudicar as lavouras que dependem da aviação agrícola e são essenciais para a economia do Estado e permitir a apicultura nas áreas de produção.

    Na última terça, a pauta foi de apresentação das ações que haviam sido definidas no encontro anterior para cada entidade. O que abrangeu coleta de dados sobre produção e manejo e articulação de uma comunicação rápida entre os parceiros de cada um, para preparar uma ação em conjunto com cada setor. Etapa plenamente cumprida pelo Sindag e pelos representantes da indústria e da agricultura.

    O objetivo é buscar uma alternativa ao Projeto de Lei n.º 405/2016, de autoria de Lobato, que pretendia proibir a pulverização aérea em São Paulo. Paralelo ao trabalho no grupo em nível estadual, o sindicato aeroagrícola também tem mantido ações junto a apicultores em município paulistas e repercutido iniciativa para outros Estados. Além disso, o Sindag é parceiro do Sindiveg no projeto Colmeia Viva e em outras ações da indústria para proteção das abelhas.