Prevenção de acidentes foi tema de simpósio em GO

A prevenção de acidentes foi a tônica da programação do 3º Simpósio Sul Goiano de Segurança de Voo, ocorrido na última terça-feira (dia 12), no hangar da empresa Aerotek Aviação Agrícola, em Quirinópolis. A promoção foi do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) e do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), com apoio da anfitriã. O sócio-gerente da Aerotek e diretor do Sindag Tiago Textor deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância do encontro, que é apoiado pela empresa desde sua primeira edição (em março de 2015).

Cerca de 40 profissionais – entre pilotos, empresários, mecânicos e pessoal de apoio de vários municípios da região – participaram do encontro, que teve uma tarde de palestras. Por parte do Seripa VI, o tema Prevenção de Acidentes ficou a cargo do major-aviador Oziel Itá Jára Barbosa Silveira e do capitão-aviador Waldinei Carlos da Cruz Barbosa, ambos da Seção de Investigação do órgão. Já o narrador oficial do Comitê Brasileiro de Acrobacia Aérea e membro honorário da FAB Oswaldo Gonçalo Nogueira Ramos (Vadico) abordou aspectos psicológicos na segurança operacional. O diretor de Segurança de Voo do SNA, Mateus Ghisleni, falou sobre as fases e importância do planejamento de voo e os riscos da colisão contra redes de energia. Também pelo SNA, o diretor jurídico Victor Soares abordou o tema Relações e Responsabilidades dos Pilotos e Empresários.