Primavera do Leste recebe a sétima edição do Sindag na Estrada

Cerca de 30 pessoas, entre operadores, pilotos e técnicos, participaram da sétima edição do Sindag na Estrada, ocorrido em Primavera do Leste/MT. A movimentação foi na quarta-feira (dia 25) e ocorreu na a Associação dos Engenheiros Agrônomos, no Bairro Industrial. Essa foi a última rodada do evento no ano e repetiu a pauta que havia ocorrido na segunda, em Rio Verde/GO. Porém, dessa vez o encontro teve a fala do ex-presidente do Sindag, Nelson Paim, que reforçou a necessidade de todos os profissionais do setor apresentarem um trabalho sério e estarem atentos às boas práticas, transmitindo segurança e confiança à sociedade.

Paim lembrou que, mais do que isso, é preciso que cada operador seja proativo em buscar um bom relacionamento com suas comunidades, conversando com autoridades e até com a imprensa. Nesse sentido, ele elogiou o trabalho do Sindag e pelo presidente Júlio Kämpf.

Essa foi a linha também da fala do secretário-executivo do sindicato aeroagrícola, Júnior Oliveira, que falou ainda sobre as ações institucionais da entidade, traçando um panorama sobre as discussões surgidas no Centro-Oeste, as discussões que tem mobilizado os operadores em cada Estado e a pauta junto aos órgãos federais e Congresso Nacional.

SNA e CAS

O representante do setor aeroagrícola no Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Giani Bozetto, falou sobre o papel dos pilotos. Ele ressaltou que os profissionais também são responsáveis pela boa imagem da aviação agrícola, à medida que realizam seu trabalho com eficiência e observando as normas de segurança operacional e ambiental.

As boas práticas foram destaque também com a apresentação do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS). Foi com a palestra do professor e pesquisador Alisson Augusto Barbieri Motta – que falou pela Syngenta. Ele ressaltou a importância do projeto, que é o primeiro selo ambiental do setor aeroagrícola no país e já abrange mais de 60% das empresas. Motta também explicou as mudanças ocorridas este ano no programa, que é coordenado por três universidades públicas.