ProHuma divulga raio-X do uso de defensivos por cada modalidade de aplicação em lavouras

O Instituto ProHuma de Estudos Científicos publicou um estudo completo sobre as principais modalidades de aplicação de agroquímicos utilizadas em 12 das principais lavouras do País. Os dados apontam o uso da aviação em oito delas: soja, cana-de-açúcar, café, milho (safrinha e verão), cereais de inverno, arroz irrigado e algodão.

O relatório, feito a partir de levantamentos nas safras 2014/2015, 2015/2016 e 2016/17, considerando modalidades de aplicação aérea, autopropelido, tratorizado, costal, quadriciclo, estacionário, irrigação e gotejamento. Entre as conclusões, interessante notar que os Estados onde a aviação agrícola ocupou maior parcela no comparativo entre as modalidades foram São Paulo (12% das aplicações) e Mato Grosso (10%).

Já entre as modalidades versus tipo lavoura, a maior abrangência do uso de aeronaves foi no arroz irrigado (41% das pulverizações), seguido do algodão (26%) e da cana-de-açúcar (22%). O relatório também aborda formulações por modalidade de aplicação, os indicadores por ano de cada safra e a cada modalidade e outros dados.

O ProHuma é um consórcio que atualmente abrange 16 empresas do setor de agrotóxicos do país. Criada em 2013, mas tendo iniciado suas atividades em 2016, seu objetivo é gerar um banco de dados amplo e preciso para avaliação do risco de exposição dos trabalhadores aos produtos.

Confira o relatório completo clicando abaixo: