Reunião do CNPAA discutiu cargas, fadiga e formação de pessoal

O diretor Alexandre Schramm representou o Sindag na reunião ordinária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), realizada na sede do Cenipa, em Brasília. O encontro teve apresentações e debates sobre controle de cargas indevidas nas bagagens da aviação comercial (propostas para melhorar a segurança), medidas para prevenção da fadiga humana no transporte aéreo (verificação das jornadas de trabalho) e a formação de mecânicos de manutenção de aeronaves (ações para garantir o cumprimento das 60 horas práticas exigidas nos cursos).

O encontro também teve a apresentação do Sindicato das Escolas de Aviação Civil (Sineac), que passou a integrar o grupo. A entidade, por sua vez, apresentou sugestões para melhorar a segurança jurídica de normas atualmente conflitantes, sobre a formação de pilotos.

Criado em 1982, sob a coordenação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o CNPAA abrange o Sindag e entidades envolvidas direta ou indiretamente com a aviação. O grupo tem dois encontros por ano e as reuniões de 2019 já estão marcadas para 7 e 8 de maio e para os dias 5 e 6 de novembro.

Reunião ordinária ocorreu em Brasília e teve mais uma entidade entrando para o grupo