Reunião no Mapa volta a discutir fórum para agricultura

O presidente do Sindag, Júlio Kämpf, participou na quarta-feira (31) da segunda reunião para formação de um fórum permanente para desenvolvimento da agricultura, envolvendo algumas das principais entidades do agro do país e coordenado pelo ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa). Ele estava acompanhado do assessor parlamentar José Cordeiro de Araújo e o encontro ocorreu na sede do Mapa, em Brasília, e contou com a participação de representantes do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), Sociedade Rural Brasileira (SRB) e outras.

As discussões giraram em torno de definir entidades que abrangessem a maior parte do setor produtivo nacional, para posicioná-las estrategicamente na composição do grupo. O que, por parte do setor aeroagrícola, deve dar espaço para o Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (Ibravag), cujo estatuto permite abranger, além dos empresários aeroagrícolas, pilotos, produtores rurais, pesquisadores, técnicas e outros profissionais ligados direta ou indiretamente ao setor, além de entusiastas.

A expectativa é que o grupo ainda tenha outra reunião ainda este ano, para encaminhar o fórum de discussões dentro do Mapa. A criação do grupo começou a ser articulada em setembro, a partir de uma reunião promovida pelo Ministério da Agricultura e provocada pelo Sindag.

Encontro ocorreu na sede do Ministério, em Brasília