Reunião provocada pelo Sindag com Mapa e entidades do agro prepara grupo permanente sobre agricultura

A proposta de criação de um grupo permanente envolvendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o setor aeroagrícola e as principais entidades do agro no País foi o destaque no encontro ocorrido nesta quarta-feira (12), na sede do Mapa, em Brasília. A reunião foi provocada pelo Sindag, abrangendo as associações das principais lavouras que dependem do setor aeroagrícola, inicialmente para apresentar o cenário e debater os principais desafios da aviação agrícola para os próximos anos. A reunião foi coordenada pelo assessor executivo do Ministério, Ricardo da Cunha Cavalcanti Júnior, junto com o chefe da Divisão de Mecanização e Aviação Agrícola (DMAA) do órgão, Luís Gustavo Atz Pacheco.

O sindicato aeroagrícola foi representado pelo presidente Júlio Kämpf, que, junto com o diretor-executivo Gabriel Colle, fez a apresentação sobre o panorama do setor e iniciou a discussão. A comitiva do Sindag teve ainda o diretor Alexandre Schramm e o assessor parlamentar José Cordeiro de Araújo.

De acordo com Kämpf, “a reunião de hoje acabou sendo um primeiro passo para um fórum permanente para o desenvolvimento da agricultura”. Já o diretor Gabriel Colle reforçou a importância do Mapa ter tomado frente do processo. “É a entidade reguladora do setor aeroagricola e que congrega todo o setor produtivo”, comentou.

Participaram da reunião as seguintes entidades:

Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz),

Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq)

Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa),

Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja),

Associação dos Produtores e Fabricantes Nacionais de Fitossanitários (Unifito),

Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef),

Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav),

Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBr),

Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé)

Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz),

Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus),