Rodada do Sindag na Estrada em GO e MT movimentou mais de 50 profissionais

Onze empresários e outros profissionais aeroagrícolas participaram na quinta-feira (8), em Tangará da Serra/MT, do terceiro e último encontro da rodada do Sindag na Estrada que havia começado na segunda (dia 5). O fechamento foi na sede da Associação Comercial e Empresarial do município, no Centro da cidade. A programação ocorreu à tarde e, como nos dois encontros anteriores – nas cidades goianas de Rio Verde e Mineiros (com 22 participantes em cada uma), o foco foi a documentação, legislação e atuação dos órgãos reguladores do setor aeroagrícola.

Foram duas horas e meia de palestras abordando o funcionamento do Sistema de Documentação da Aviação Agrícola (Sisvag), os checklists das exigências dos órgãos de regulação e o relatório operacional do Ministério da Agricultura, a cargo da coordenadora do Sistema de Documentação da Aviação Agrícola (Sisvag), Cléria Mossmann, e o agrônomo Agadir Jhonatan Mossmann. Os dois também esclareceram várias dúvidas da turma.

SEGURANÇA JURÍDICA

O Sisvag e os checklists dos órgãos de regulação já haviam sido destaque na rodada do Sindag na Estrada ocorrida em outubro, no Mato Grosso do Sul, e deverão pautar ainda de encontros em outros Estados. Além de sanar dúvidas pontuais, os encontros servem também par familiarizar os profissionais e operadores do sistema de documentação criado em maio para facilitar a vida dos empresários.

O Sisvag possibilita consultas amplas e rápidas sobre regulamentos federais e dos Estados (e deve alcançar em breve o nível municipal), além de garantir segurança jurídica às empresas associadas – pelo comprometimento dos próprios órgãos reguladores com as informações prestadas para o sistema.

Cléria abordou o sistema de documentação e os checklists…

…e Agadir focou principalmente nos relatórios para o Ministério da Agricultura