Sábado teve dia de campo aeroagrícola no Distrito Federal

O sábado teve dia de campo sobre aviação agrícola nos arredores de Brasília, com demonstrações de boas práticas e uma fala sobre o programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS). A movimentação ocorreu na área do Programa de Assentamento Dirigido do Governo Federal (PAD-DF), a cerca de 80 quilômetros da capital, e foi promovida pela empresa Resgate Aviação Agrícola, situada em Cristalina/GO.

A ideia da empresa foi apresentar as vantagens da aviação agrícola e sua segurança para produtores rurais. A movimentação contou também com representantes das indústrias de defensivos e a instrução ficou a cargo do professor Wellington Pereira Alencar de Carvalho, da Universidade Federal de Lavras (UFLa) e um dos coordenadores do CAS. A movimentação ocorreu em parceria com a cooperativa COOPA – DF, que reúne os produtores do PAD-DF.

O Programa de Assentamento foi instituído em 1977, pelo governo federal, que trouxe à região 11 famílias de agricultores oriundas do Rio Grande do Sul. O grupo fundou no ano seguinte sua cooperativa, para viabilizar o empreendimento, que hoje representa um marco importante na produção de grãos em área irrigada. São cerca de 60 mil hectares de soja, milho e trigo.