Saldo positivo na participação na Colheita Oficial do Arroz

Cerca de 1,2 mil pessoas passaram pelo estande do Sindag na 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que terminou na última sexta-feira (23), em Cachoeirinha/RS. Apesar de há anos prestigiar o evento, esta foi a segunda vez em que o sindicato aeroagrícola participou com um estande (no ano passado levou um avião para o local) e o primeiro em que a entidade estava inserida no roteiro das Vitrines Tecnológicas – onde os grupos de visitantes são levados para conhecer as entidades e empresas e as novidades que levaram para a feira. A movimentação começou na quarta-feira e ocorreu na Estação Experimental do Instituto Riograndense do Arroz (Irga). A promoção foi da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) e do Irga.

No caso do Sindag, além das apresentações sobre o sindicato, sua abrangência e como opera a aviação agrícola, quem passou pelo estande pode ver uma mostra da alta tecnologia empregada no setor. Assim, produtores, técnicos e até professores de diversos Estados e de países do Mercosul tiveram explicações do funcionamento do sistema DGPS, bicos, sistema eletrostático e até um drone agrícola.

A Colheita Oficial do Arroz teve três dias de palestras e debates com economistas, representantes do governo Estadual e do Ministério da Agricultura, de entidades ligadas à produção e outras autoridades, além da cobertura completa da imprensa especializada e de homenagens a pessoas que se destacaram na defesa da agricultura. Como sempre, o fechamento foi com a tradicional colheita feita com colheitadeiras levando as principais autoridades presentes – este ano, o trajeto foi do Estande do Sindag até o palco da cerimônia.

Para o presidente do Sindag, Júlio Kämpf, o balanço foi positivo. “É importante esse contato com os produtores e técnicos para demonstrarmos as tecnologias que avançam ano a ano. Importante também na área política, para nos reunirmos com outas entidades para criarmos uma pauta única para fortalecer o agronegócio”, comentou.

TECNOLOGIAS

Para o consultor Eugênio Schröder, parceiro do Sindag e que ajudou a receber os visitantes no estande da entidade, a participação do sindicato aeroagrícola nas Vitrines Tecnológicas é mais uma comprovação da relação íntima entre o setor orizícola e a aviação agrícola. “Por várias décadas os orizicultores adotam as aplicações aéreas para assegurar altas produtividades. Por outro lado, o setor aeroagrícola está cada vez mais robusto e modernizado para atender prontamente as necessidades dos agricultores.”

Na parte de tecnologia, os avanços foram significativos nos últimos anos, especialmente com itens nacionais. Caso do DGPS, das tecnologias de bicos e atomizadores e dos drones, todos com projetos desenvolvidos no próprio Estado e que já são destaque internacional.

“Entre os DGPS, por exemplo, temos versões completas, avançadas e com manutenção 100% nacional, o que facilita muito a vida dos operadores. O mesmo vale para as outras tecnologias embarcadas”, explica o técnico Carlos Augusto Silva.

Outro parceiro presente nas apresentações no estande, Cristian Hennig estava encarregado da apresentação do drone de pulverização. “Trata-se de uma ferramenta a mais para os operadores aeroagrícolas. A tecnologia nacional, nesse caso também tem a vantagem de ser adaptada à realidade do campo brasileiro.” Nesse caso, com sistemas em que o aparelho opera automaticamente no polígono traçado e tem uma boa capacidade de complementar o avião em arremates ou substituí-lo em áreas pequenas, entre outras vantagens.  Sem falar no levantamento por imagens, onde pode detectar exatamente a “mancha” onde se precisa fazer uma aplicação aérea.