Segurança em manutenção foi pauta de encontro na última quinta

O diretor Alexandre Schramm participou na última quinta-feira, em Brasília, da reunião ordinária da Comissão de Segurança de Voo – Manutenção (CSVM) do Cenipa. Representante do Sindag no Grupo, Schramm sugeriu que o CSVM passasse a integrar também um ou mais representantes mais perto dos mecânicos, com um supervisor de oficina e outros profissionais da parte de motores e componentes – já que o colegiado é composto basicamente por pessoal de gestão administrativa e de segurança (de empresas de aviação Anac, da área de segurança pública e outros segmentos).

O grupo também discutiu temas como procedimentos em caso de incidentes e a possibilidade de se passar a exigir exame de saúde pericial (CMA) para pessoal de manutenção – a exemplo do que ocorre com pilotos. No caso do certificado médico CMA, o assunto, na verdade, já havia sido levantado anteriormente no grupo, mas agora se partiu para alternativas, como programas específicos nas empresas (já que o exame, além de ser muito pontual, oneraria empresas e outras desvantagens). Isso entre outros assuntos.

A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 7 de fevereiro.

Encontro do CSVM ocorreu em Brasília