Segurança operacional e ambiental foram destaque em curso no MT

Representantes de quatro empresas aeroagrícolas do Mato Grosso participaram, na terça e quarta-feira (18 e 19), do curso Uso correto e seguro de produtos fitossanitários na Aviação Agrícola, promovido pelo Sindag em Primavera do Leste. A movimentação ocorreu no hangar da empresa Rambo Aviação Agrícola e contou também com pessoal das empresas Pulveriza e Agrisul Aviação Agrícola, além da Aero Agrícola Rondon.

O curso ficou a cargo do professor e doutor em toxicologia Claud Goellner, que também é consultor do Sindag nessa área e colunista do site do sindicato. A movimentação envolveu empresários, pilotos, agrônomos e outros profissionais. Conforme o professor Goellner, esse foi o primeiro de uma série de treinamentos que o Sindag está preparando para suas associadas. “Foram 16 horas de duração, apresentando os fatos científicos e técnicos do uso de produtos fitossanitários.”

O programa foi dividido em quatro partes: contextualização do uso no Brasil; avaliação toxicologia e ambiental dos produtos formulados; aplicação aérea e principais impactos ambientais e seu controle; segurança da população e pessoal de equipe, seu controle e fundamentos da legislação relacionada. “A turma toda gostou muito do curso”, ressaltou o agrônomo da empresa anfitriã, Sandro Rambo. “O professor Goellner foi bastante abrangente e didático e esclareceu muitas dúvidas do pessoal. Foi, também, agregador”, acrescentou.

O curso faz parte das ações de aprimoramento contínuo promovidas pelo Sindag dentro do projeto Aviação Agrícola 2020.