Semana de Sindag na Estrada movimentou quase 400 pessoas no PR e SC

Esta semana foi de jornada do Sindag na Estrada no Sul, com edições ocorrendo nas cidades paranaenses de Londrina, Palotina e Guarapuava e na catarinense Luiz Alves. Foram quatro encontros realizados em parceria com o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V) e a última edição com a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No total, a programação movimentou um público em torno de 390 pessoas.

A abertura do roteiro foi na segunda-feira (dia 5), em Londrina, que recebeu a 12ª edição do Sindag na Estrada no Auditório Alcides Bueno, da Universidade do Norte do Paraná (Unopar). Ali o público de cerca de 240 pessoas teve empresários aeroagrícolas, pilotos, agrônomos e estudantes. Na terça foi a vez de Palotina, com a movimentação ocorrendo no hangar da empresa na Ceal Aviação Agrícola (Rodovia PR-182, km 4), com representantes de todas as empresas associadas da região.

Ontem, a movimentação foi no Campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava. A 14ª edição também teve a participação de estudantes e professores de Agronomia, junto com operadores e pilotos. O fechamento da jornada, nesta quinta, foi na empresa Banalves Aviação Agrícola, em Luiz Alves, com profissionais da região.

Em todas as etapas do roteiro, a abertura teve a fala e vídeo do presidente Júlio Kämpf. Seguida da palestra do secretário-executivo Júnior Oliveira, sobre o panorama nacional da aviação agrícola, além de ações e demandas nacionais e em cada Estado. A fala seguinte nos encontros foi a do suboficial André Luís Raimann, do Seripa V, com o tema Segurança de Voo. Em Luís Alves, houve ainda a participação do chefe da Divisão de Mecanização e Aviação Agrícola (DMAA) do Mapa, Luís Gustavo Atz Pacheco. Ele abordou ajustes que o Ministério está fazendo em normativas para operações em lavouras de banana, uma das principais culturas da região.

Em cada etapa a programação, finalizou com um debate e espaço para esclarecimento de dúvidas. O objetivo do Sindag na Estrada é qualificar os operadores e otimizar a comunicação com a sociedade, integrando o Sindag e os profissionais aeroagricolas.

A ação faz parte do projeto Aviação Agrícola 2020, que tem patrocínio da Syngenta.

Em Londrina, foram 240 pessoas no Auditório Alcides Bueno, da Unopar

Palotina teve programação no hangar da Ceal Aviação Agrícola