Seminário de boas práticas esclarece sobre aviação agrícola no MS

A última sexta-feira foi de discussão sobre boas práticas no uso de defensivos e esclarecimento sobre a aviação agrícola no encontro promovido pela Comissão de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos do MS. O 1º Seminário Estadual Agrotóxicos – Boas Práticas e Responsabilidade ocorreu durante todo o dia, no auditório da sede do CREA/MS, em Campo Grande. O Sindag foi um dos organizadores do encontro, junto com outras 11 entidades que compõem a Comissão.

Destaque para a palestra do engenheiro agrônomo e assessor técnico do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Marcelo Drescher, que abordou, logo no início da manhã, o tema Boas práticas agronômicas nas pulverizações aéreas e terrestres. Drescher, cuja pauta foi indicada pelo Sindag e ocorreu em parceria com o SNA, falou sobre a segurança das pulverizações quando bem feitas e os fatores a serem observados para se evitar riscos que, afinal, são inerentes tantos aos meios aéreos quanto terrestres.

MESA REDONDA

A manhã teve ainda uma mesa redonda para perguntas e respostas, na qual tanto o palestrante quando o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, esclareceram dúvidas da plateia sobre as operações aeroagrícolas, sua importância e dados gerais sobre o setor.

O MS foi o primeiro Estado onde o Sindag conseguiu ingressar, em abril, na Comissão de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. O objetivo do sindicato aeroagrícola na participação do grupo e na organização de eventos como o de sexta é justamente elevar a discussão sobre os agroquímicos a um patamar mais técnico e menos baseado em mitos. No final das contas, mais prático do ponto de vista na segurança no campo.

DIA DE CAMPO

A prévia do seminário da última sexta havia ocorrido em 19 de agosto, quando o Dia Nacional da Aviação Agrícola foi comemorado com uma atividade de campo em Dourados. Com o tema Agrotóxicos – Boas Práticas e Responsabilidade, a movimentação reuniu 130 pessoas no hangar da empresa Uniagro, no Aeroporto Regional de Dourados.

Foto:Sidnag