Imprensa

Setor aeroagrícola foi tema de programa em rádio da Fronteira Oeste gaúcha

/ /

Participação de diretor do Sindag serviu para esclarecer a comunidade
sobre segurança e avanços do setor e rendeu convite para palestras em universidade

    As rotinas, legislação, segurança e importância da aviação agrícola, além dos mitos em torno do setor foram tema no Sala de Visita Unipampa, na Rádio liberdade FM 87,9, de Itaqui/RS, nessa quarta-feira/RS. O programa teve a participação do diretor do Sindag Valdinei Silva de Paula, da Vimaer Aviação Agrícola, de São Borja/RS. O debate teve a participação também do professor Fernando Felisberto da Silva (mestre em Fitossanidade e doutor em Fitotecnia), do campus local da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Confira abaixo o vídeo do programa

   O programa durou cerca de uma hora e Valdinei ressaltou o trabalho de aprimoramento contínuo do setor em boas práticas. O diretor do Sindag expôs os requisitos da Instrução Normativa 02/2008 do Ministério da Agricultura, no que tange ao pátio de descontaminação, relatórios operacionais enviados mensalmente ao órgão e outros fatores que garantem a transparência do setor. Ele abordou ainda a qualificação do pessoal envolvido e os avanços tecnológicos, como a segurança do DGPS, que registra toda a operação e cujos dados são impossíveis de serem alterados. Isso a partir também de experiências pessoais, em seus 32 anos de atuação na região.

   O professor Fernando da Silva abordou questões legais sobre a compra e armazenamento de fitossanitários por parte dos produtores e destacou como um avanço a ideia do Estado de criar regulamentações para os equipamentos terrestres de aplicação. Ele destacou que, via de regra, a fiscalização é organizada.

   O que falta, na sua opinião, é clarear a legislação, por exemplo, em aspectos no comércio e uso de produtos. Ele citou casos em que produtos são proibidos, depois liberados por liminar enquanto se discute o seu risco real e, nesse meio tempo não se alteram as bulas diante de uma permissão em caráter precário. O que gera insegurança para o produtor.

   Ao final do programa, o professor convidou Valdinei a fazer palestras sobre aviação agrícola no curso de Agronomia da Unipampa. O que foi aceito e deve gerar mais uma frente de aproximação do setor com o meio universitário.

Veja como foi o programa:

https://www.facebook.com/879liberdade/videos/1105889666269584/