Imprensa

Setor aeroagrícola participa do Dia Nacional da Abelha em São Paulo

/ /

O vice-presidente do Sindag, Jorge Toledo, participou nessa quinta-feira (3), Dia Nacional das Abelhas, da inauguração do Hotel de Abelhas da unidade da Cofco Internacional em Catanduva, no interior paulista. A iniciativa tem apoio do Programa Bee Care, da Bayer, e consiste uma estrutura de madeira em formato de colmeia, que serve para atrair insetos polinizadores.

Para isso, nos compartimentos em forma de favos são colocados pedaços de troncos de madeira com cavidades de diversos tamanhos. Além de madeira, alguns “favos” ou “quartos” do hotel receberam capim, vários tipos de terra e pasto para acolher as abelhas. A ideia é atrair insetos polinizadores solitários (cerca de 3 mil espécies no Brasil), que normalmente vivem em cavidades em tronos, no solo ou rochas.

Compartimentos com orifícios em diversos materiais serve para atrair polinizadores solitários

No caso da Cofco, a iniciativa “casou” com o Projeto Polinizar, onde a multinacional chinesa busca implantar ações e práticas de manejo, de forma que a produção de cana-de-açúcar conviva em harmonia com a atividade apícola. Criado no final de 2016, o Polinizar tem como parceira a empresa Imagem Aviação Agrícola, de São José do Rio Preto e da qual o diretor do Sindag é sócio-gerente. A parceria também foi tema de uma reportagem especial na edição nº da revista Aviação Agrícola (paginas 12 a 17) – veja AQUI.

REPRESENTATIVIDADE

“O evento foi muito bom e teve presenças de muito significado para a iniciativa”, comenta, Toledo. Além de representantes da Cofco, Bayer e da Imagem, também estavam lá a secretária executiva do Etanol Mais Verde e coordenadora do Departamento Jurídico da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), Renata Camargo, e o especialista em Uso Correto e Seguro do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Daniel Espanholeto – que atua no Programa Colmeia Viva. Além de representantes da empresa DGPS & Cia, que apresentaram a precisão e segurança da tecnologia embarcada da aviação agrícola.

Jorge Toledo (Sindag) com Renata Camargo (Unica) e Daniel Espanholeto (Sindiveg)

O Bee Care da Bayer já distribuiu mais de 100 hotéis de abelhas pelo Brasil e na quinta, além do hotel da Cofco, foram inauguradas mais duas estruturas semelhantes em um sítio de turismo rural em Viamão/RS. 

Já o Polinizar da Cofco recebeu Menção Honrosa no 1º Seminário Regional do Programa Etanol Mais Verde, ocorrido no final de junho em Catanduva. Foi devido aos bons resultados em projetos de boas práticas e o encontro foi promovido pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento de São Paulo, junto com a Unica e reuniu mais de 80 representantes do setor sucroenergético.

Conforme Toledo, o Polinizar é um projeto audacioso e sua empresa abraçou com força a iniciativa. Além da proteção das abelhas junto às lavouras de cana, a iniciativa da Cofco inclui treinamentos e profissionalização de apicultores da região, o que já fez dobrar a produção de mel.  

Atividade tem mostra de tecnologias embarcadas e apresentações de iniciativas de entidades parceiras