Showtec 2019: aviação agrícola é destaque com aeronave real e voo em realidade virtual

O imponente Air Tractor AT-502 da empresa Nórdica Aviação Agrícola é um chamariz e tanto para o público da mostra de tecnologias Showtec 2019, na área da Fundação MS, em Maracaju, no sudoeste do Mato Grosso do Sul. Junto ao estande da Nórdica, no espaço do Sindag e da Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola, as pessoas têm a oportunidade de literalmente acompanhar o preparo da missão e voar sobre lavouras, com o projeto de realidade virtual Aviação Agrícola 360°. Atrações que devem seguir movimentadas até essa sexta-feira (18), último dia do evento.

Movimentação é intensa no espaço da aviação agrícola

De um lado, junto ao avião real, produtores aprendem sobre as vantagens econômicas da aviação agrícola e as pessoas percebem a alta tecnologia que garante a segurança nas aplicações. Além das crianças, que se deliciam com a sensação de sentarem no assento do piloto do turboélice (e só a elas é permitido isso). No espaço do Sindag e da Mossmann, operadores tiram dúvidas sobre documentação, regulamentos, demandas e cenários do setor aeroagrícola, enquanto quem não conhece sai com outra visão do setor, depois de “voar” em uma aeronave com os sons e imagens de óculos de realidade virtual.

Adultos podem olhar e aprender…

…mas só as crianças podem entrar no avião

A ação conjunta – a Nórdica locou o estande e cedeu om espaço para o sindicato aeroagrícola e a consultoria (que coordena o Sistema de Documentação da Aviação Agrícola do Sindag, o Sisvag) – faz parte da estratégia institucional de transparência e comunicação para desmistificar o setor, aproximá-lo da sociedade e ampliar mercado pelas suas credenciais de eficiência, economia e segurança.

DIVULGAÇÃO PARA O MERCADO E SOCIEDADE

“É bacana ver o interesse das pessoas pelo avião, estacionado em um ponto estratégico da feira e atraindo desde produtores rurais até crianças” conta, animado, o diretor da Nórdica, Jefferson Costa. Grupos que facilmente somam 20 pessoas se revezam para conferir as explicações dos pilotos e técnicos sobre o funcionamento do avião, suas vantagens econômicas para o produtor e a segurança para o meio ambiente. Para os produtores, a aposta é na relação custo/benefício da ferramenta. “Estamos mostrando que é mais econômico e produtivo terceirizar o serviço de pulverização e aplicação de sólidos (fertilizante e semeadura) com uma aeroagrícola”, ressalta o empresário.

Para colocar o avião dentro da feira, o Air Tractor veio voando da base da Nórdica em Campo Grande até o aeródromo de Maracaju, onde foi desmontado e transportado em partes para ser remontado na área da Showtec. A operação levou uma semana, envolveu 16 pessoas e Costa teve que pedir autorização da Anac para o avião ser desmontado fora de sua base. “Além disso, a tarefa foi realizada por uma empresa credenciada para esse tipo de trabalho com esse tipo de aeronave”, ressalta, mencionando outra exigência legal para a empreitada. Depois da feira, o avião voltará em partes para o aeródromo, onde será montado para voar de volta para casa.

Público pode participar de uma operação aérea virtual

“Ter o avião exposto fez toda a diferença”, ressalta a coordenadora do Sisvag, Cléria Mossmann, sobre a movimentação de pessoas que vão até o turboélice e depois querem conferir o voo virtual. “Também muitos produtores rurais nos perguntam sobre a documentação que as empresas aeroagrícolas precisam ter (atentos às regras para os prestadores de serviços)”, completa.

No Aviação Agrícola 360°, outro espaço para adultos e crianças, agricultores ou leigos. “A maioria comenta que não imaginava a complexidade e rapidez da aplicação aérea com avião”, conta o secretário executivo do Sindag, Júnior Oliveira, sobre as impressões do público que experimenta o voo virtual. “As pessoas ficam sentadas (com os óculos de realidade virtual), mas algumas se seguram para não cair da cadeira”, completa. Segundo Oliveira, os próprios representantes de entidades agrícolas e de órgãos governamentais se surpreenderam com o potencial da iniciativa, que proporciona uma visão rica de como operam as empresas aeroagrícolas. E entra as crianças, claro, muitos saem dizendo que querem ser pilotos.