Sindag adere à mobilização em defesa do setor arrozeiro

Reforçando seu apoio aos produtores, o Sindag aderiu ao movimento Te Mexe Arrozeiro e irá participar do encontro em defesa do setor marcado para o dia 31 (veja o convite abaixo) em Restinga Seca. O anúncio foi feito na última segunda-feira (dia 22), pelo diretor Marcos Antônio Camargo, durante a reunião da Associação dos Arrozeiros de Alegrete (fotos). O encontro, ocorrido no município da Fronteira Oeste gaúcha, teve como ponto de destaque a mobilização dos produtores e entidades que, principalmente no Rio Grande do Sul, estão elevando o tom contra a falta de uma política para o setor. O que está fazendo com o preço do produto no mercado fiquem abaixo dos cursos de produção.

Turbulência que está sendo provocada, entre outros fatores, pela entrada no País de arroz importado mais barato e sem o devido controle sanitário e de qualidade, juros abusivos nos contatos de financiamento feitos pelo setor industrial e uma guerra fiscal entre os Estados que privilegia justamente a importação sem controle do produto de países vizinhos. Isso somado ainda aos aumentos de energia elétrica, combustíveis e insumos para a produção.

PREOCUPAÇÃO

O cenário é preocupante e tem elevado o tom do setor orizícola principalmente no Rio Grande do Sul, que é responsável por mais 70% da produção de arroz irrigado no País. A cultura é altamente dependente da aviação agrícola para garantir sua produtividade a preços menores e com segurança – os próprios relatórios da Anvisa comprovam que o setor aeroagrícola contribui para que o arroz brasileiro chegue ao consumidor com índice zero de contaminação por agroquímicos.

O Rio Grande do Sul tem a segunda maior frota aeroagrícola do País e o presidente do sindicato do setor, Júlio Augusto Kämpf, já havia manifestado ao presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dorneles, apoio aos produtores do Sul do País em sua luta. Além do encontro em Restinga Seca, para o qual está mobilizando o maior número possível de operadores, Sindag também terá presença ampliada na 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, dias 21 a 23 de fevereiro, na Estação Experimental do Irga em Cachoeirinha/RS.

O diretor do Sindag Marcos Camargo falou em nome do setor aeroagrícola

Reunião mobilizou produtores e autoridades e representantes de diversos setores na última segunda-feira