Sindag anuncia homenageados de 2019 com a medalha Mérito Aviação Agrícola

Este ano, a medalha Mérito Aviação Agrícola vai homenagear o professor, pesquisador e consultor Wellington Pereira Alencar de Carvalho, o coronel-aviador Marialdo Rodrigues Moreira (in memoriam) e o ex-presidente do Sindag Euclides de Carli (in memoriam). O anúncio foi esta semana pelo presidente do Sindag, Thiago Magalhães e a homenagem vai ocorrer durante o Jantar da Aviação Agrícola, no dia 30 de julho, em Sertãozinho/SP. Desde 2017, a homenagem ocorre anualmente, dentro da programação do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil. A ideia é destacar personagens que em sua trajetória profissional ou pessoal ajudaram a desenvolver o setor aeroagrícola brasileiro.

Wellington Carvalho

Professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e um dos coordenadores do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (Cas), Wellington Carvalho é uma das maiores autoridades no Brasil sobre tecnologia aeroagrícola. Consultor do Sindag sobre o tema, ele representou o sindicato aeroagrícola na comissão que coordenou o projeto Desenvolvimento da Aplicação Aérea de Agrotóxicos como Estratégia de Controle de Pragas Agrícolas de Interesse Nacional. Realizada em parceria com a Embrapa, a iniciativa foi a maior pesquisa até hoje realizada no País sobre tecnologias para o trato de lavouras, abrangendo culturas de soja, arroz e cana-de-açúcar no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Doutor em Agronomia (Energia na Agricultura), Carvalho também é instrutor em cursos de formação de pilotos agrícola e um defensor incansável do setor em debates e discussões nos mais variados ambientes – sempre com foco nas boas práticas em campo e responsabilidade ambiental.

Marialdo Moreira

Cedido em 1966 pelo Ministério da Aeronáutica ao Ministério da Agricultura, o então tenente-coronel Marialdo Rodrigues Moreira foi decisivo para organizar e impulsionar o setor aeroagrícola brasileiro – na época prestes a completar 20 anos, mas ainda sem um regramento e uma política consistentes. Na pasta da Agricultura, ele passou a coordenar a recém-criada Divisão de Aviação Agrícola (Diav) e institucionalizou os cursos de Piloto Agrícola (Cavag) e de Coordenadores em Aviação Agrícola (CCAG).

Euclides De Carli

Falecido no último dia 10 de junho, De Carli foi membro do grupo fundador da do Sindag. O empresário aeroagrícola teve papel relevante na estruturação da entidade para atender as demandas dos empresários do setor, que até então não tinham uma entidade que os representasse com a prerrogativa legal necessária frente a questões não só na sociedade, mas junto a entidades governamentais e de outros setores.