Sindag completa checklists de órgãos federais e estaduais para empresas e prepara planilha de custos para associadas

Enquanto comemora ter completado em agosto os checklists de documentações exigidas pelos órgãos reguladores federais e de cada Estado para operação de empresas aeroagrícolas, o Sindag segue preparando outra ferramenta, dessa vez facilitar para cálculo dos custos e elaboração de preços para os serviços no setor. Ambos, aliás, serviços voltados para as empresas associadas.

No caso dos checklists, trata-se do Sistema Nacional de Documentação da Aviação Agrícola (Sisvag), que está ancorado no site do sindicato. O Sisvag reúne as legislações federal e estaduais referentes à atividade, com pareceres técnicos e jurídicos sobre cada tema. O trabalho está a cargo da consultora Cléria Regina Mossmann (Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola) e o próximo passo da ferramenta será partir para as legislações municipais.

Para o presidente do Sindag, Júlio Kämpf, o sistema de documentação é fundamental na estratégia de transparência e aproximação do setor aeroagrícola com a sociedade. O que tem por trás ainda a proposta de aproximação entre os próprios operadores aeroagrícolas e os órgãos de fiscalização. De um lado para orientar e, de outro, para valorizar a proatividade dos operadores em se manterem em dia com todas as esferas de regulamentação.

CUSTOS E PREÇOS

Já o modelo final de planilha de custo e para cálculo de preços de serviços está em fase final de ajustes, enquanto é testado por 35 associadas do sindicato aeroagrícola. O ensaio nas rotinas das empresas (em diversos Estados) não tem data para terminar, mas a expectativa é ter a nova ferramenta disponível para os associados o mais rápido possível.

O trabalho nesse caso está sendo coordenado pelo assessor contábil do Sindag Marcone Hahan de Souza (M&M Assessoria Contábil), que (assim como Cléria) apresentou a ferramenta durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, ocorrido no início de agosto em Maringá/PR. Marcone ainda alertou os empresários sobre a importância de um bom controle de custos para saber até onde se pode achatar o preço dos serviços sem colocar em risco a própria sobrevivência da empresa.

Cléria apresentou o Sisvag no congresso aeroagrícola…

…assim como Souza, que destacou a ferramenta sobre custos