Sindag destaca avanços da relação com apicultores em encontro do Colmeia Viva

O Sindag participou nessa terça-feira (27) de um dos painéis da iniciativa Diálogos, do projeto Colmeia Viva, que ocorre até esta quarta, em Porto Alegre. O foco nesta edição está sendo os avanços do Compromisso 2020 do Colmeia Viva, firmado no ano passado. O sindicato aeroagrícola foi representado pelo diretor-executivo Gabriel Colle, que participou do segundo painel do dia, onde o tema foi a complementaridade entre o uso de defensivos e a polinização feita pelas abelhas. Respondendo a perguntas sobre como conciliar o aumento de produtividade com a preservação da biodiversidade e técnicas amigáveis ao meio ambiente, Colle destacou a segurança da ferramenta aeroagrícola e o trabalho realizado pelo setor nos últimos anos com foco na transparência e boas práticas.

O painel teve a participação também do apicultor Anselmo Kuhn, representando a Federação Apícola do Rio Grande do Sul (Fargs); do pesquisador Décio Gazzoni, da Embrapa; do diretor-Executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, e do presidente da Associação Gaúcha de Produtores de Maçã (Agapomi), José Maria Reckziegel. O mediador do painel foi o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Tom Prado.

A abertura do Diálogos foi feita pelo secretário estadual de Agricultura, Odacir Klein, e começou com um painel abordando iniciativas para aumento de produtividade entre agricultura e apicultores, tanto na polinização de lavouras, quanto a formação de pasto apícola. O fechamento do dia foi com a fala da diretora de Qualidade Ambiental do Ibama, Jacimara Machado, sobre a visão do órgão na relação entre o uso de agrotóxicos e biodiversidade.