Sindag e empresários articulam parceria para curso de mecânico com o Senai em GO

Representantes do Sindag e do Serviço Nacional de Aprendizagem industrial (Senai) terão um novo encontro no próximo dia 10, em Rio Verde/GO, para discutir a criação de um curso de mecânico de aeronaves na cidade. O tema entrou em pauta entre as duas entidades na última terça-feira (27), em uma reunião na unidade do Senai em Rio Verde. O encontro teve a participação dos empresários Ruy Alberto Textor (Aerotex Aviação Agrícola) e Clertan Alves de Macedo (Fort Aviação Agrícola).

Segundo o diretor do Sindag Tiago Textor, a proposta até aqui teve uma boa aceitação por parte do Senai, o que deixou os empresários otimistas. “O curso já existe em Goiânia e a ideia é abrir uma turma em Rio Verde, para a qual os empresários encaminhariam colaboradores “, ressalta Tiago. Entre o que precisa ser definido está, por exemplo, a escolha entre um curso básico de mecânica, de 320 horas/aulas, ou o curso completo (de Técnico em Manutenção de Aeronaves, com 1.309 horas).

“Foi bom esse início. Vamos fazer acontecer”, assinala Macedo, sobre a primeira reunião. O empresário acredita que o ideal é partir logo para o curso completo, mas lembra que ainda é preciso levantar custos e também estudar maneiras de agilizar as aulas no período de entressafra, entre outros detalhes.

A negociação com o Senai para levar o curso para Rio Verde é uma das primeiras ações previstas no novo Planejamento Estratégico do Sindag para até 2022 sair do papel. O plano foi elaborado a partir de setembro, finalizado em novembro e a busca de parcerias para formação de profissionais para o setor está entre as dezenas de ações distribuídas entre os oito objetivos para os próximos quatro anos – Qualificação, Articulação, Associativismo, Governança, Pesquisa e Inovação, Promoção e Regulação.

Primeira reunião para viabilizar o projeto ocorreu na terça, no Senai de Rio Verde