Sindag estará presente na Semana Arrozeira de Alegrete

O Sindag estará presente na programação da 11ª Semana Arrozeira de Alegrete/RS, que começa no próximo domingo (27) e vai até o dia 2 de junho, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aconchego dos Carranchos. Com o tema Modelos Econômicos e Comerciais, o evento terá palestras sobre o impacto econômico do agro nos setores não agrícolas, mecanismos de exportação e tendências mundial e brasileira para o mercado de grãs e carne, entre vários outros temas. A apresentação do sindicato aeroagrícola será em mais de um ponto da programação, com a apresentação do vídeo de 10 minutos sobre o setor e uma fala sobre história, cenários e perspectivas sobre a aviação agrícola.

A abertura oficial da Semana Arrozeira, no domingo, terá a apresentação do Plano Safra 2018/19, pelo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo. Antes disso, na quinta (24) ocorre a palestra Perspectivas para 2018 – do campo à cidade, no Casarão do Parque Doutor Lauro Dornelles. A programação também terá sessão especial da Câmara de Vereadores, com a entrega, pela prefeita Cleni Paz da Silva, do projeto de lei para inclusão dos derivados de arroz na merenda escolar local; concurso culinário nos polos educacionais do município e curso de culinária à base de farina de arroz, além de encontros sobre alimentação saudável, produção orgânica de hortaliças e várias outras ações paralelas.

APOIO
   A participação do Sindag foi viabilizada pelo seu diretor Marcos Antônio Camargo, da empresa Itagro Aviação Agrícola – que é uma das patrocinadoras do evento. Fornecedor de cerca de 80% do arroz irrigado produzido no País, o Estado tem sua aviação agrícola intimamente ligada ao setor, que também apoiou o movimento Te Mexe Arrozeiro. A presidente da Associação Arrozeira, Fátima Marchesan, já havia aberto espaço ao setor aeroagrícola em outras edições do evento. Além de colunista do Sindag, ela é atualmente uma das mais importantes lideranças do setor primário gaúcho.

Não por acaso, a abertura da Semana terá também o Lançamento do Núcleo das Mulheres Empreendedoras do Agronegócio, com a presença, entre outras personalidades, da presidente da Federasul, Simone Leite. Já o fechamento da programação será com o 18º Baile do Arroz e a escolha das Soberanas do Arroz, na noite de 2 de junho.