Sindag marcou presença na 11ª Semana Arrozeira de Alegrete

Um evento com a marca da superação pelo momento em que o País está vivendo. Foi esse o tom da 11ª Semana Arrozeira de Alegrete, segundo a presidente da Associação dos Arrozeiros do município (e colunista do Sindag), Fátima Marchezan. O sindicato aeroagrícola esteve representado no evento pelo diretor Marcos Antônio Camargo. Sócio-gerente da empresa Itagro Aviação Agrícola – uma das patrocinadoras da programação, foi ele que viabilizou a participação da entidade na Semana Arrozeira deste ano.

Com o tema Modelos Econômicos e Comerciais, a programação começou oficialmente no dia 27 de maio e foi até o último sábado (dia 2), no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aconchego dos Carranchos, com atividades paralelas também em outros pontos da cidade. Fornecedor de cerca de 80% do arroz irrigado produzido no País, o Estado tem sua aviação agrícola intimamente ligada à cultura.

Além de expor e distribuir material informativo sobre o setor aeroagricola, o diretor do Sindag também falou sobre a história, cenários e perspectivas sobre a aviação agrícola. O público do encontro também pôde assistir a um vídeo de 10 minutos sobre o setor.

DEBATES E BAILE

A 11ª Semana Arrozeira contou com a presença de autoridades como o Henrique Dornelles, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo, parlamentares e lideranças do setor orizícola do município e do Estado, bem como de técnicos, economistas e produtores. Além de discutir, junto com os parceiros, medidas e políticas para o setor, o evento também teve lançamento de iniciativas desde o incentivo à inclusão dos derivados de arroz na merenda escolar local até um concurso culinário nos polos educacionais do município e curso de culinária à base de farina de arroz.

A programação também procurou mostrar tanto à cadeia orizícola quanto à sociedade em geral o impacto econômico que o setor tem mesmo sobre os setores não agrícolas. A intenção, segundo Fátima, foi motivar os participantes para que saíssem do evento com o ânimo renovado e buscando as oportunidades que surgem em momentos difíceis. A Semana terminou com o 18º Baile do Arroz, onde também ali Camargo apresentou o vídeo dos 70 anos da aviação agrícola.