Sindag na Expointer: encontros, debates, parcerias e divulgação do setor

Encontros com autoridades e políticos, inclusive candidatos que disputam as próximas eleições (e até presidenciáveis), além de reuniões com associados, parceiros e representantes de outras entidades do agro marcaram a participação do Sindag na 41ª Expointer, em Esteio/RS. A feira é uma das maiores da América Latina no setor agropecuário e o sindicato aeroagrícola esteve inserido, na quinta e na sexta-feira (dias 30 e 31), na programação da Casa do Alegrete. A participação ocorreu graças a uma parceria com a Associação dos Arrozeiros de Alegrete (que administra a Casa), intermediada pela empresa Itagro Aviação Agrícola.

Já o contato com o público em geral ficou por conta do projeto Aviação Agrícola 360º, do Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (Ibravag). Através da realidade virtual, quem passou pelo local pôde conferir de perto (inclusive dentro do avião) como é uma operação aeroagrícola. Lançado no início do mês, o Aviação Agrícola 360º tem como objetivo apresentar o mercado aeroagrícola a futuros profissionais (alunos de cursos de pilotagem e estudantes de agronomia e cursos técnicos) e mostrar ao público em geral a importância e a segurança do setor.

PARCERIAS
Para o presidente do Sindag, Júlio Kämpf, durante a presença na Expointer, a diretoria do sindicato teve conversas importantes tanto com a Associação dos Arrozeiros quanto com a Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Federação das Associações de Arrozeiros (Federarroz), Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e outras entidades. “O momento é de integração. Não há hoje como se realizar sozinho os projetos ou atender demandas do setor a não ser pelo trabalho em conjunto. É esse o caminho para o próprio desenvolvimento do agro”, comentou. O dirigente também agradeceu o apoio da associação alegretense no compartilhamento de seu espaço.

Já a presidente da Associação dos Arrozeiros e anfitriã da Casa, Fátima Marchesan, ressaltou a relevância da parceria mantida há anos entra as duas entidades – “dentro e fora da porteira”, citou. Além do Sindag participar anualmente da Semana Arrozeira de Alegrete e apoiar o movimento Te Mexe Arrozeiro, Fátima destacou a importância do trabalho do sindicato pelo aprimoramento constante do segmento. “O setor produtivo só tem a agradecer quando a aviação agrícola trabalha com eficiência e com equipamentos de ponta. Isso garante que o produto esteja sendo bem aplicado, gerando economia e segurança ambiental”, ressaltou.

Além do vice-presidente Nelson Peña e do diretor Marcos Camargo, a programação na Casa do Alegrete teve a participação do diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, do ex-diretores Francisco Dias da Silva e Alan Poulsen, além de diversos empresários, bem como do secretário executivo da entidade, Júnior Oliveira, e do assessor jurídico, Ricardo Vollbrecht.

Diretores Marcos Camargo e Gabriel Colle participando de programa ao vivo da Radio Charrua, de Uruguaiana

Vídeo dos 70 anos da Aviação Agrícola mostrado a quem passava pela Casa do Alegrete

Representantes do Sindag com a presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Fátima Marchesan

Da dir para esq, o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, Júlio Kampf e o vice da Federarroz, Alexandre Velho