SINDAG, operadores e empresas de manutenção no SARTEC de Porto Alegre

A terça e a quarta-feira estão sendo de debates sobre regulamentação e demandas a respeito de manutenção e operações, principalmente aeroagrícolas, no Seminário Técnico de Aeronavegabilidade (SAERTEC) que ocorre em Porto Alegre. A movimentação reúne representantes de empresas de manutenção e operadores aeroagrícolas e está ocorrendo no Núcleo Regional da ANAC (NURAC 5), junto ao aeroporto Salgado Filho.

O secretário do SINDAG, Francisco Dias da Silva (que está representando a entidade no evento), falou no primeiro dia sobre a importância do diálogo que vem ocorrendo principalmente nos últimos anos entre a Agência, o sindicato aeroagrícola e todo o setor aeronáutico. Ele mencionou os avanços como as Instruções Suplementares (ISs) da conversão para motores a álcool, dos equipamentos dispersores e das instalações do DGPS, mas ressaltou também algumas discussões pendentes, como a adequação de um Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) para a aviação agrícola.

Já os representantes da ANAC reforçaram a importância da participação dos operadores na entidade de seu setor, para que as demandas e dúvidas surgidas no dia a dia de cada atividade possam ser apresentadas em conjunto e ganhem mais força como pleito de todo um setor.

A pauta do primeiro dia abordou o trabalho da ouvidoria da ANAC, orientações sobre instalação de equipamentos dispersores e outros equipamentos, inclusão de categorias ou produtos nos certificados das oficinas, ferramentas específicas e suas equivalências e outros temas.

Para amanhã, a pauta de discussões deve abranger temas como subcontratação de empresa de manutenção, auditorias e SGSO, entre outros. A programação vai das 9 às 17 horas.