Sindag participa de lançamento de frente parlamentar e debate sobre sustentabilidade no Piauí

O empresário Igor Campagnaro, da Campagnaro Aviação Agrícola, representou o Sindag nessa segunda-feira (16) no lançamento da Frente Parlamentar da Agropecuária no Estado do Piauí (FPA-Piauí), ocorrido na Assembleia Legislativa. O grupo tem como presidente o deputado estadual Henrique Pires (MDB) e foi articulado com as entidades do setor produtivo.

Conforme Pires, a FPA nasce com o objetivo de “realizar a interlocução entre os poderes, a sociedade civil e o setor produtivo e as políticas de desenvolvimento da agropecuária do Estado”. Também integram a FPA-Piauí os deputados Themístocles Filho, Severo Eulálio e Zé Santana, do MDB. Os deputados Júlio Arcoverde (PP), Nerinho (PTB), Georgiano Neto (PSD), Capitão Carlos Augusto (PR), Gustavo Neiva (PSB) e Firmino Paulo (PP).

SUSTENTABILIDADE
O lançamento ocorreu durante um evento promovido pela Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja Piauí), com a participação da Aprosoja Brasil e da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuários (Embrapa). O evento teve a apresentação de um estudo que reafirma a sustentabilidade da soja no Estado, mostrando o alto percentual de áreas de vegetação nativa preservado por produtores rurais e pelo poder público. O estudo Análise Territorial do Cadastro Ambiental Rural – CAR do Piauí trouxe também uma projeção de áreas agricultáveis que podem ser incorporadas à atividade econômica respeitando os limites do Código Florestal.

Durante o evento da Aprosoja, foi discutida também a Carta de Palmas, documento em que a Aprosoja Brasil e suas 16 associadas estaduais reafirmam para a sociedade, governos e empresas do Brasil e do exterior a sustentabilidade da soja brasileira. “Entregaremos este estudo proporcionando este debate para a sociedade civil e aos poderes constituídos do nosso estado”, explica o presidente da Aprosoja Piauí, Alzir Neto.