Imprensa

Sindag participa de reunião sobre regulamentação no Banhado Grande

/ /

O diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, e o empresário Gelson Solon Fernandes, da empresa Fersol Aviação Agrícola, representaram o setor aeroagrícola em mais uma reunião pra definir uma regulamentação para a aviação agrícola na Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande (que integra os municípios gaúchos de Gravataí, Viamão, Santo Antônio da Patrulha e Glorinha). O encontro envolveu representantes do setor primário, o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) – que defende o trabalho aeroagrícola e o marco legal para a atividade no auxílio aos produtores locais, e os promotores Daniel Martini e Felipe Teixeira Neto.

“O que queremos é estabelecer um conjunto de regras para fazer com que essa atividade seja realizada de maneira adequada. Explicando, por exemplo, quais equipamentos necessários e obrigatórios para fazer a pulverização”, explicou Souza. O parlamentar ressaltou que o objetivo é construir uma proposta, baseada em novas tecnologias, que possa servir de exemplo para outras APAs do Estado e do Brasil.

Próximo passo será elaborar uma minuta de regulamentação até a próxima semana – Foto: Juliane Pimentel

Já Martini relembrou a ação do MP, iniciada em 2015, intimando o Estado para que elaborasse o plano de manejo da APA do Banhado Grande – criada em 1998 e que até hoje não possui o plano. A ação acarretou na suspensão das pulverizações nas lavouras de arroz dentro da área do banhado. “Estamos abertos a uma nova proposta, mas ela deve ser rápida e trazer avanços.”

O próximo passo será os produtores e setor aeroagrícola elaborarem a minuta de uma proposta, que na próxima semana será enviada ao MP.  As partes têm um acordo válido até outubro, permitindo as operações aéreas no trato de lavouras na área. Mas a intenção é resolver o assunto antes do início da safra 2019/2020. Também participaram do encontro representantes da Associação dos Arrozeiros de Santo Antônio da Patrulha, Farsul, Irga e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).