Sindicato aeroagrícola em seminário da FPA sobre o Plano Safra

O Sindag esteve presente, na última segunda-feira, no seminário da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília, que discutiu Plano Safra 2017/2018. O encontro ocorreu a partir das 14 horas, no Plenário 2 do Anexo II da Câmara dos Deputados (foto). O foco de todo o debate foi o pedido do setor agropecuário por mais crédito (R$ 207 bilhões) com juros mais baixos (redução em no mínimo 2%). O encontro abordou ainda o pedido de mais subsídios para o seguro rural (de R$ 400 milhões para R$ 1,2 bilhões) e a criação de um seguro de renda ao produtor rural.

O seminário foi aberto pelo coordenador técnico da Comissão de Política Agrícola da FPA, Célio Porto, e a coordenação ficou com o presidente do Conselho de Administração do Instituto Pensar Agro (IPA), Fábio Meirelles Filho.  O Sindag foi representado no evento pelo assessor parlamentar Napoleão Salles.

A FPA apresentou ainda como propostas a correção dos preços mínimos pela variação dos custos de produção; aumento no valor destinado a novos investimentos, com ênfase no aumento do programa de construção de armazéns, e manutenção dos limites de crédito em R$ 3 milhões – como é hoje, mas sem a limitação de 60% da primeira metade do ano safra.

O documento com todas as propostas discutidas na tarde deve ser entregue ainda esta semana aos Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e outros órgãos que participam da elaboração do Plano Safra.

Além do Mapa participaram do encontro representantes do Ministério da Fazenda, Banco Central, da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

PRESENÇA AEROAGRÍCOLA

A participação do Sindag no seminário foi a convite da própria FPA, com a qual o sindicato aeroagrícola tem conseguido uma aproximação graças ao apoio dos deputados federais Luís Carlos Heinze (PP/RS), Jerônimo Goergen (PP/RS) e Valdir Colatto (PMDB/SC).

Colatto, que atualmente é coordenador de Meio Ambiente da entidade, também intermediou a presença do Sindag em junho na FPA, para comemorar na casa os 70 anos da aviação agrícola. Aliás, sobre o aniversário, o parlamentar catarinense está propondo também e para o mesmo mês uma audiência pública na Câmara dos Deputados. A ideia é marcar presença na capital federal nessa época, já em que agosto, Mês da Aviação Agrícola, a movimentação será pelo Congresso Sindag Mercosul e Latino-Americano, que ocorrerá em Canela/RS.