Sindag promove Meeting de Direito Ambiental

Ações de boas práticas, transparência com a sociedade e aproximação com órgãos governamentais. Essas foram os pontos principais do 1º Meeting de Direito Ambiental, promovido pelo Sindag na última quinta-feira (dia 15), em Porto Alegre. O encontro contou com a participação de representantes do Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Associação Nacional dos Distribuidores Agrícolas e Veterinários (Andav) e da Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federearroz), além de diretores do Sindag, empresários e pilotos aeroagrícolas.

Além de se debruçarem sobre a legislação que abrange o setor de aviação agrícola e de defensivos, o grupo discutiu os principais desafios em esclarecer a população e autoridades sobre a segurança nas operações no campo e os mitos em torno da aviação agrícola. O grupo alinhavou a criação de um fórum permanente sobre o tema reunindo as participantes da última quinta e mais entidades agrícolas convidadas, como Aprosoja, Abrapa (algodão) e outras.

O Meeting de Direito Ambiental também marcou a abertura de outra frente de encontros setoriais promovida pelo Sindag. O próximo será o Meeting de Imprensa, que terá sua primeira edição em abril, em Ribeirão Preto/SP. Nesse caso, o foco será apresentar o setor e as ações do Sindag a jornalistas do interior paulista, promovendo a transparência e facilitando o intercâmbio de informações com os diversos órgãos de imprensa.

PARTICIPAÇÕES

A abertura do Meeting da última quinta ficou a cargo do presidente do Sindag, Júlio Kämpf, e os trabalhos foram presididos pelo assessor jurídico do sindicato aeroagrícola, Ricardo Volbrecht. O encontro teve as falas do diretor-executivo da Federarroz, Anderson Bellolli, do diretor jurídico da Andav, Diogo Mazotini, e da assessora jurídica do Sindiveg, Lídia Cristina Jorge dos Santos.

Também pelo Sindiveg, também falou a gerente de Uso Correto e Seguro de Defensivos, Paula Arigoni, que fez uma apresentação sobre os últimos passos do projeto Colmeia Viva. Pelo Sindag, participaram do debate também o vice-presidente Nelson Peña e o diretor Mário Capachi, além do diretor-executivo Gabriel Colle e do secretário executivo Júnior Oliveira.