Sindag tem encontro com ministro do Meio Ambiente em Porto alegre

O diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, conversou nessa sexta-feira (12), em Porto Alegre, com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Colle falou com o ministro sobre  ações para valorizar a capacidade do setor aeroagrícola de operar com precisão sobre as lavouras, ao mesmo tempo em que é a única ferramenta para o trato de culturas com regulamentação específica. O encontro ocorreu na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), onde o ministro teve uma agenda de quase três horas com os anfitriões, Sindag e outras entidades.

Colle lembrou também a importância das empresas aeroagrícolas no combate a incêndios florestais nos parques e reservas pelo País – o que, inclusive, é tema de reportagem na última edição da revista Aviação Agrícola, do instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (Ibravag), entregue ao ministro. O dirigente do Sindag aproveitou para reforçar junto ao ministro a aproximação com o Ministério iniciada em março, quando ele e presidente do sindicato, Júlio Kämpf, conversaram em Brasília com a Secretária Executiva da pasta, Ana Pellini (que também participou da agenda na capital gaúcha).

Kadu Müller, senador Heinze, ministro Salles, deputado Goergen e Colle: demandas da aviação e produção

O foco do Sindag nesse caso é facilitar as orientações ao setor aeroagrícola e racionalizar a fiscalização, apertando o cerco contra irregularidades, mas, ao mesmo tempo evitando interpretações divergentes de agentes vários órgãos sobre a atividade. O diretor do sindicato aeroagrícola estava acompanhado do senador Luiz Carlos Heinze (PP) e dos deputados federais Jerônimo Goergen (PP) e Alceu Moreira (MDB). A conversa teve ainda a participação do prefeito de Montenegro e ex-presidente do Aeroclube do município, Carlos Eduardo (Kadu) Müller.

Ricardo Salles cumpriu agenda desde o dia anterior no Rio Grande do Sul, onde tratou ainda do projeto de privatização de parques nacionais. A racionalização dos processos de licenciamento ambiental e das fiscalizações estiveram na pauta da conversa também com os empresários da indústria na Fiergs.

Encontro na Fiergs durou cerca de três horas

a secretária executiva do Ministério, Ana Pellini, também participou do encontro

Kadu Müller, Gabriel Colle, Joao Carlos dal Astra (presidente da Sulpetro) e Jerônimo Goergen