Sindag tem roteiro em São Paulo para preparar ações institucionais

Segurança de voo, acordos coletivos entre empresas aeroagrícolas e pilotos e aproximação com órgão de regulação estiveram na pauta do roteiro do Sindag nessa quarta-feira (23) em São Paulo. A comitiva liderada pelo presidente Júlio Kämpf conta ainda com o diretor Thiago Magalhães da Silva e o diretor-executivo, Gabriel Colle, esteve pela manhã na sede do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e, à tarde, visitou a Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

No SNA, a reunião com o presidente Ondino Dutra começou com uma avaliação positiva do andamento dos acordos pontuais entre empresas e pilotos – uma novidade definida em 2018, na Convenção assinada entre os sindicatos dos empresários aeroagrícolas e dos pilotos (para atender a peculiaridades do trabalho aeroagrícola em cada região).

Já a segurança esteve em pauta na preparação de ações entre as duas entidades com foco na formação dos pilotos e eventos sobre operações seguras e boas práticas. Além dos preparativos do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2019, que vai ocorrer de 30 de julho a 1º de agosto, em Sertãozinho/SP.

APROXIMAÇÃO INSTITUCIONAL

Na Defesa Agropecuária, o encontro com técnicos do órgão foi para divulgar ações do setor (inclusive com a revista Aviação Agrícola) e conversar sobre demandas de ambas as partes na fiscalização das empresas, registros e certificados para os operadores, além de outros trâmites. A comitiva do Sindag se encontroou com o diretor técnico de Divisão de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo, Rafael de Mello Pereira, e o e o diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal, Marcelo Jorge Chaim.

Já nessa quinta o grupo terá reuniões em Campinas (a 100 quilômetros da capital paulista) com a coordenação do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) e com representantes da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav).

SNA: Magalhães, Kämpf, Dutra e Colle.

Defesa Agropecuária: Kämpf, Chaim, Pereira e Magalhães