Sindag terá destaque na Abertura Oficial da Colheita do Arroz deste ano

O Sindag terá esta ano presença ampliada na 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que vai ocorrer de 21 a 23 de fevereiro na Estação Experimental do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha/RS. Essa será a segunda edição em que o sindicato aeroagrícola participa com um estande, porém, agora estará presente também nas Vitrines Tecnológicas, que integram o Roteiro Técnico do evento. O representará uma oportunidade a mais para se apresentar a segurança (ambiental e operacional), a alta tecnologia e as vantagens da aviação aeroagrícola para o produtor. Além de sua importância para o próprio setor orizícola.

Realizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) em parceria com o Irga, a Abertura da Colheita do Arroz deste ano terá uma programação ainda mais técnica do que a de eventos anteriores.  Estão previstos apresentações e debates sobre temas que vão desde manejo responsável de defensivos e integração lavoura/pecuária até conjunturas e perspectivas de mercado.

No caso das Vitrines Técnicas – cujo roteiro ocorre nos três dias das 7 às 13 horas, além das apresentações sobe a aviação agrícola, os participantes passarão por outros 15 espaços: Irga, Embrapa, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e mais 12 empresas do setor de sementes, fertilizantes, irrigação e agroquímicos: Basf, Super N, Ihara, FMC, Dow, Bayer, Syngenta, Mosaic, Delta Plastics, UPL, RiceTec e Pioneer.

PARCERIA

Apesar de participar há tempos da solenidade da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em 2017 Sindag e Federarroz estreitaram sua parceria, marcando as comemorações dos 70 anos da aviação agrícola brasileira. O que vem se refletindo em novas ações prol do setor orizícola e da aviação. O Estado, que é berço da aviação agrícola brasileira, tem a segunda maior frota de aviões do País. E cerca de 80% do arroz irrigado produzido no Brasil depende da aviação para seu cultivo.

Aliás, no ano passado, em sua primeira participação com estande no evento, o sindicato chegou a ter um avião exposto em seu espaço, em parceria com a Embraer e a PBA Aviation. Segundo e Federarroz, a edição 2017 da Abertura da Colheita do Arroz contou ainda com a presença de 50% dos produtores de arroz do Rio Grande do Sul, além de produtores de dez estados brasileiros e representantes de dez países, bem como de universidades, instituições financeiras, seguradoras e traidings. O evento do ano recebeu ainda 40 caravanas de produtores e colaboradores gaúchos e de Santa Catarina.