Sindag teve série de reuniões em Brasília na quarta

A última quarta-feira teve intensa em agenda em Brasília, para o presidente do Sindag, Júlio Kämpf, o diretor Thiago Magalhães e o diretor–executivo da entidade, Gabriel Colle. O roteiro da comitiva teve início com uma reunião com o assessor executivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ricardo da Cunha Cavalcanti Júnior. O foco ali foi traçar os próximos passos para a criação de um grupo permanente sobre agricultura, envolvendo o sindicato aeroagrícola e as principais entidades do agro no País.

O grupo havia sido proposto pelo Sindag em uma reunião ocorrida em setembro, no próprio Mapa e com a presença de diversas entidades do setor produtivo. A expectativa agora é agilizar a oficialização do grupo.

Em seguida, os representantes do Sindag conversaram com o deputado federal Alceu Moreira (MDB) que, reeleito no pleito do início do mês, deverá assumir em 2019 a liderança da Frente Parlamentar de Apoio à Agropecuária (FPA). Kämpf e seus diretores parabenizaram o parlamentar pela escolha e referendaram demandas do setor aeroagrícola (do qual Moreira já era parceiro) pedindo que a Frente siga apoiando o setor em temas como modernização da frota e políticas para a aviação agrícola.

O tom de aproximação institucional foi o mesmo também com o atual deputado e senador eleito pelo Rio Grande do Sul Luís Carlos Heinze (PP). O presidente do Sindag conversou com o parlamentar sobre propostas e demandas da aviação agrícola e agradeceu o apoio amplo que o deputado tem dado ao setor.

ANAC
   Outro compromisso da quarta-feira foi com o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Botelho. O objetivo ali foi acertar detalhes para a agenda positiva com o Sindag para 2019. Os dois órgãos preparam uma agenda fixa para o ano que vem, para dar andamento a uma série de demandas da aviação agrícola. Além disso, os dirigentes aeroagrícolas também tiveram retorno positivo de alguns pedidos que estão sendo tratados entre as entidades.

Por último, a comitiva do Sindag se encontrou com o chefe da Divisão de Mecanização e Aviação Agrícola (DMAA) do Mapa, Luís Gustavo Atz Pacheco. O encontro que encerrou o roteiro na capital federal foi para preparar a próxima reunião da Comissão Especial de Assuntos de Aviação Agrícola (CEAAA), que deve ocorrer ainda neste ano, em Brasília.

No Mapa: Colle, Kämpf, o assessor Ricardo Cavalcanti e Magalhães

Com o deputado Alceu Moreira (ao centro), a comitiva contou ainda com Araújo (á esq)

Luis Carlos Heinze e Júlio Kämpf

Com Botelho (ao centro) na anac